Economia brasileira avança menos que o necessário, afirma Vanessa Grazziotin



Em discurso nesta quarta-feira (7), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse que o crescimento da economia brasileira em 2011 ficou “muito aquém das necessidades do país” e do povo brasileiro. Nesta semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,7%, ficando abaixo da média mundial e atrás de muitos outros países emergentes.

– Quando falamos em crescimento econômico estamos falando não só em geração de empregos, mas estamos falando em distribuição de renda, estamos falando em melhoria da saúde pública, melhoria da educação e de todos os serviços públicos – disse.

De acordo com a senadora, a China cresceu 9,2% em 2011; a Índia, 7,4%; a Rússia e o México, 4,1%; a África do Sul, 3,1%; a Indonésia, 6,4%; e a Turquia, 6,5%.

– O Brasil cresceu somente 2,7%. Isso não é bom para a economia. Devemos analisar o porquê desse crescimento tão pequeno. Não foi o que esperávamos, mas poderíamos ter trabalhado para ser melhor – alertou.

Na opinião de Vanessa, para que o país cresça uma média de 5% a 7% por ano, é necessário manter o investimento de pelo menos 20% do PIB. Em 2010, esse índice ficou em 19,5% e, em 2011, caiu para 19,3%.

A senadora também sugeriu que a equipe econômica do governo deveria ser mais contundente ao baixar os juros básicos da economia. Para Vanessa, mesmo que a taxa Selic baixasse para 10% ou 9,75% ao final do dia, ainda continuaria sendo “a maior taxa de juros do planeta”.

– Espero que, hoje, ao final do dia, tenhamos uma boa notícia, do rebaixamento da taxa de juros em pelo menos 0,75 ponto, para que a gente possa obter um crescimento maior. Somos a sexta economia do mundo, mas poderíamos estar muito melhor, como estão outras nações do mundo, crescendo a um ritmo muito mais acelerado que o nosso – concluiu.

Da Redação



07/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Espionagem americana fere a soberania brasileira, afirma Vanessa Grazziotin

Vanessa Grazziotin afirma que Amazonas não pratica guerra fiscal

Vanessa Grazziotin cobra mais participação das mulheres na política brasileira

Manaus está cumprindo os prazos para a Copa de 2014, afirma Vanessa Grazziotin

Vanessa Grazziotin registra estudo da legislação brasileira sobre mudanças climáticas

Sociedade brasileira precisa participar da reforma política, defende Vanessa Grazziotin