Espionagem americana fere a soberania brasileira, afirma Vanessa Grazziotin
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou, nesta terça-feira (3), que a espionagem do governo brasileiro por parte do governo americano, denunciada neste domingo (1) pelo programa Fantástico, da TV Globo, é uma das questões mais graves que a população tomou conhecimento nos últimos tempos. Segundo a senadora, a ação, que ela classifica como ilegal, fere a soberania do Brasil e não atinge apenas interesses do Estado, mas também interesses econômicos e da coletividade.
- Os direitos individuais das pessoas mais simples são violados. Atinge a questão econômica diretamente uma vez que acessando, de forma ilegal, dados privilegiados, obviamente, que empresas norte americanas têm muito mais condições de concorrer em qualquer processo de concorrência – disse.
Grazziotin registrou que, diante das novas denúncias, fica evidente a importância da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aprovada pelo Senado para investigar as primeiras denúncias de espionagem, surgidas em julho. A senadora explicou que a CPI, além de ampliar o leque de conhecimento acerca dessas operações realizadas pelos Estados Unidos, terá o objetivo de analisar a capacidade de defesa do Estado brasileiro diante dessa situação e avaliar até que ponto decisões foram tomadas sob influência desses atos de espionagem.
- Nós não estamos aqui tratando de metadados. As informações que temos agora é de que conteúdos foram acessados. É muito importante que a gente proceda a essa investigação não só para o conhecimento do que aconteceu, não só para o diagnóstico do que aconteceu, mas também para poder discutir caminhos para que o Brasil se torne um pouco mais protegido do que é hoje – ressaltou.
03/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vanessa Grazziotin diz que não há como comparar caso da Abin com espionagem americana
Economia brasileira avança menos que o necessário, afirma Vanessa Grazziotin
Vanessa Grazziotin reforça necessidade da CPI da espionagem
Vídeo | CPI da espionagem poderá ouvir Snowden, diz Vanessa Grazziotin
Vanessa Grazziotin defende aprimoramento do sistema de contra-espionagem do país
Vanessa Grazziotin manifesta solidariedade a presos cubanos acusados de espionagem