Economia brasileira crescerá menos do que o previsto este ano, segundo Fazenda
O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil não chegará a 3,8% em 2011 como previa o governo. A informação foi dada nesta terça-feira (6) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Na manhã desta terça-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que a economia brasileira não apresentou crescimento no terceiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior.
“Com esse resultado é difícil que tenhamos um crescimento de 3,8% como vínhamos projetando. Não só por causa do resultado do terceiro trimestre, mas porque o IBGE revisou o resultado dos dois primeiros trimestres do ano”, disse. “Esse resultado do PIB não muda as expectativas para 2012, quando teremos um crescimento maior. Vamos trabalhar para que haja um crescimento maior. O único instrumento que não mudará é a política fiscal”, completou.
O crescimento do PIB no primeiro trimestre deste ano, que havia sido anunciado como 1,2%, foi revisado para 0,8%. Já o do segundo trimestre passou de 0,8% para 0,7%.
O ministro ressaltou que o governo tem o controle da situação e reiterou que o Brasil está em situação bem diferente dos outros países ante a crise econômica internacional. Segundo Mantega, enquanto os outros países têm uma série de dificuldades, como a queda no consumo interno, o Brasil pode enfrentar os problemas com instrumentos para estimular o crédito e o consumo, como os anunciados na semana passada.
Fonte:
Agência Brasil
06/12/2011 16:19
Artigos Relacionados
Economia mundial crescerá menos em 2011, avalia ministro da Fazenda
Economia brasileira deve crescer 4,5% este ano, segundo boletim Focus
Economia brasileira crescerá acima de 5,5% em 2010, prevê Ipea
Preços farão menos pressão no segundo semestre, diz relatório da Fazenda
Economia brasileira avança menos que o necessário, afirma Vanessa Grazziotin
Economia brasileira deve crescer até 3,8% este ano