PIB mostra que economia está em ciclo sustentado de expansão, diz Tombini
Para o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, a economia brasileira está em ciclo sustentado de expansão. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (2). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no País, alcançou R$ 1,02 trilhão no segundo trimestre de 2011. Na comparação com o trimestre anterior, houve crescimento de 0,8%.
Para Tombini, o resultado “confirma que a economia brasileira se encontra em um ciclo sustentado de expansão, em ritmo mais condizente com o equilíbrio interno e externo e consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012”. O centro da meta de inflação, para este ano e 2012, é 4,5%, com margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o presidente do BC, “a demanda doméstica continua sendo o grande suporte da economia, com o consumo das famílias registrando crescimento de 1%, em relação ao primeiro trimestre, desempenho que tem sido impulsionado pela expansão moderada do crédito às famílias, pela geração de empregos e de renda”.
Tombini destaca ainda que a formação bruta de capital fixo cresceu 1,7% no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses do ano, “indicando que o empresariado nacional permanece confiante nas perspectivas para a economia brasileira neste e nos próximos anos”.
Fonte:
Agência Brasil
02/09/2011 18:23
Artigos Relacionados
Economia entrou em novo ciclo de expansão, diz Tombini sobre crescimento do PIB
Crescimento menor da economia "está em linha" com as expectativas do BC, avalia Tombini
Brasil está preparado para transição na economia mundial, diz Tombini
Brasil está preparado para transição da economia mundial, afirma Tombini
Consumidor está mais otimista sobre expansão da economia, afirma CNI
Mais emprego depende de crescimento sustentado e de mudança na economia, dizem economistas