Crescimento menor da economia "está em linha" com as expectativas do BC, avalia Tombini



A economia brasileira está crescendo de forma moderada, segundo avaliação do presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, que concedeu nesta quinta-feira (18) entrevista coletiva para a imprensa internacional por meio de teleconferência.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) mostrou queda de 0,26% em junho em comparação a maio. No segundo trimestre, em relação ao período anterior, a alta foi de apenas 0,69%, o que representa desaceleração da atividade econômica.

Segundo Tombini, a moderação está em linha com o que foi previsto pelo BC. Para ele, o índice reflete o resultado das elevações da taxa básica de juros (Selic) este ano e das ações relacionadas às políticas de crédito e fiscal.

Tombini também informou que há redução no ritmo de expansão do crédito no País e do mercado de trabalho. Ele reafirmou que a inflação no Brasil, em 2012, irá convergir para a meta fixada pelo governo (4,5%), como resultado da ação da política econômica.

Para ele, o Brasil está preparado para enfrentar uma possível piora do cenário econômico internacional. E destacou que o sistema financeiro brasileiro é sólido e o País conta com reservas internacionais elevadas e depósitos compulsórios.


Fonte:
Agência Brasil



18/08/2011 18:22


Artigos Relacionados


Brasil terá crescimento maior e inflação menor em 2012, prevê Tombini

Soma de fatores externos e internos recomenda moderação no crescimento, avalia Tombini

Economia brasileira manterá crescimento em 2014 com ganhos de produtividade, diz Tombini

Economia entrou em novo ciclo de expansão, diz Tombini sobre crescimento do PIB

Sibá avalia positivamente taxa de crescimento da economia

PIB mostra que economia está em ciclo sustentado de expansão, diz Tombini