EDISON LOBÃO DESTACA ASCENSÃO DA MULHER



O senador Edison Lobão (PFL-MA) homenageou hoje (dia 5) a mulher brasileira pelo transcurso da Semana Internacional da Mulher, lembrando que o dado mais auspicioso é o de que a progressão profissional feminina no país, "se foi lenta até determinado período historicamente recente, passou a ganhar extraordinária velocidade nas últimas décadas".

Segundo o senador, não se trata de uma disputa por posições entre homens e mulheres. "O que se buscou e ainda se busca na evolução cultural da sociedade é admitir-se que os dois sexos, na vida profissional, têm de alcançar a desejada eqüidade", ressaltou.

Lobão informou que, de cada 100 trabalhadores ativos em fins da década de 30, noventa e quatro eram homens e, apenas seis, mulheres. "Nos dias atuais, 35% dos trabalhadores no mundo são mulheres, numa progressão que aumenta a cada ano", disse.

Edison Lobão manifestou, contudo, sua preocupação com outra face da vida das mulheres. "Se sua ascensão é motivo de júbilo para nós, deste lado do mundo, não o é em outras partes do planeta, nas quais a mulher ainda se mantém subjugada, às vezes até mesmo terrivelmente mutilada por atrasos culturais que agridem nossas expectativas de pessoas civilizadas", afirmou.

05/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Edison Lobão saúda o Dia Internacional da Mulher

EDISON LOBÃO DESTACA PERSONALIDADE DE GEISEL

Edison Lobão destaca iniciativas em favor do meio ambiente

Edison Lobão destaca importância da Infraero e competência de Carlos Wilson

Edison Lobão destaca homenagem da Aeronáutica a Luiz Otávio, Sibá e Eduardo

Transp. Metropolitanos: Metroviárias são exemplo da ascensão profissional da mulher