HOLLANDA DESTACA INICIATIVAS EM FAVOR DO ENSINO BÁSICO
O senador Joel de Hollanda (PFL-PE) ressaltou a importância das iniciativas do governo em favor da melhoria da qualidade do ensino básico no país. Ele afirmou que, segundo dados do Ministério da Educação, 1,4 milhão de crianças, na faixa de 7 a 14 anos, estão fora das escolas. Desse total, 656 mil estão concentradas no Nordeste, o que na opinião do senador justifica maiores esforços por parte do governo na região.
Hollanda destacou o lançamento do programa "Toda Criança na Escola", no mês passado, em Brasília. Conforme disse, já no próximo ano, o programa fornecerá a governos estaduais ou municipais R$ 126,00 por aluno que conseguirem atrair para as suas redes de ensino. Conforme relatou, no mesmo dia em que foi anunciado o programa, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou projeto que autoriza o governo a apoiar os programas de bolsa-escola que vierem a ser adotados pelos governos municipais ou estaduais.
Para Joel de Hollanda, os problemas mais graves da educação básica no Brasil são a repetência e a evasão escolar. Entretanto, a seu ver, a bolsa-escola poderá diminuir esses dados, à medida que a permanência das crianças assegure uma renda paralela às famílias carentes. Além disso, conforme defendeu, em vista dos benefícios que propicia, a bolsa-escola tem um custo relativamente baixo para o governo.
O senador enfatizou ainda a importância dos "Parâmetros Curriculares Nacionais" - conjunto de livros que sugerem currículos e métodos o ensino da 1ª à 4ª série - que serão enviados a 600 mil professores da rede pública com o objetivo de tornar mais atraente o aprendizado.
13/11/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Edison Lobão destaca iniciativas em favor do meio ambiente
Especialista elogia PEC que prevê ensino integral no ensino básico
Flexa Ribeiro cobra apreciação do veto à inclusão dos professores do ensino militar no plano de carreira do ensino básico
ODACIR DEFENDE INICIATIVAS EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE
Paim fala sobre iniciativas em favor de uma saída para a Varig
"PROVÃO AJUDA NA QUALIDADE DO ENSINO", DIZ HOLLANDA