EDISON LOBÃO ESTÁ OTIMISTA COM A PERSPECTIVA ECONÔMICA PARA ESTA DÉCADA



O senador Edison Lobão (PFL-MA) disse, nesta sexta-feira (dia 14), que as notícias sobre o futuro do país "são promissoras, em que pesem as dificuldades hoje enfrentadas pelos brasileiros mais carentes". Lobão disse estar entusiasmado com as recentes previsões do Banco Central para esta década, com perspectivas de baixa da inflação, queda dos juros reais, crescimento econômico e estabilização do dólar em relação ao real.
Para que essas previsões sejam transformadas em realidade, no entender de Edison Lobão, é preciso que haja uma reformulação no mercado de capitais. Para ele, as bolsas de valores têm de cumprir o seu papel de instrumento capaz de dar liquidez às ações das empresas e oferecer espaço aos empresários para atrair investidores, além de ir ao encontro dos pequenos contribuintes.
Lobão defendeu a fusão das chamadas atividades principais das bolsas do Rio de Janeiro e de São Paulo, como forma de enfrentar a economia globalizada que, a seu ver, criou fortes concorrentes, mesmo para os papéis brasileiros, em várias partes do mundo.
"Os administradores de recursos foram autorizados a deslocar para a bolsa uma fatia adicional de até 30% dos R$180 bilhões estocados nos fundos de investimentos. Um grupo de trabalho examina o assunto e procura medidas concretas que ofereçam, entre outras providências, segurança e proteção aos acionistas minoritários", afirmou Edison Lobão, lembrando que as bolsas brasileiras tiveram excepcional desempenho em 1999, superior ao das bolsas da Europa, Ásia e Estados Unidos.
Na mesma oportunidade, Edison Lobão disse que os empréstimos à agricultura, conforme reconhece o próprio presidente do Banco Central, Armínio Fraga, continuam curtos e caros para os padrões internacionais do setor. "Este é um ponto de estrangulamento da economia que necessita ser reformado", observou o senador.

14/01/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim está otimista quanto a solução para o fundo Portus

Valmir Amaral questiona se Brasil não está caminhando para mais uma década perdida

Corretor de imóveis está otimista com a economia

Alvaro Dias: embaixador adverte que Mercosul "está seriamente abalado e sem perspectiva"

Dornelles está otimista com decisão do STF sobre royalties

ARTUR DA TÁVOLA DIZ QUE ESTÁ OTIMISTA, APESAR DAS DIFICULDADES