Eduardo analisa causas do aumento da violência nos centros urbanos



O senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) disse que o aumento da violência no país não está relacionado somente com a falta de policiamento ou com o desmantelamento do aparelho policial, mas se deve também a causas mais profundas e universais que é preciso identificar para encontrar medidas capazes de combatê-las. Entre as causas a serem consideradas, o senador listou a ineficácia do processo educacional e as transformações operadas em todas as áreas pela revolução tecnológica, a rapidez da divulgação de informações, a substituição de culturas por outras estranhas, a perda de valores consolidados e sua substituição por outros, "freqüentemente equivocados".

Embora considere ingênuo culpar os meios de comunicação pela difusão do que chamou de "consciências distorcidas e personalidades desestruturadas", o senador observou, no entanto, que "não há como deixar de estabelecer um paralelo" entre a criminalidade na vida real e o conteúdo oferecido pelos meios de comunicação.

Eduardo Siqueira Campos afirmou que a quantidade expressiva de crimes praticados sem motivação lógica por delinqüentes cada vez mais jovens demonstra que a solução para o aumento da violência deve ser buscada além dos esquemas de segurança ou da questão policial.

- Neste mais além, a fragilidade e mesmo o fracasso do processo educativo, que tem na influência dos meios de comunicação um dos seus fatores preponderantes, deve ser seriamente considerada - disse o senador.

Para eliminar a ocorrência de crimes, na opinião do senador, são necessárias ações que busquem a responsabilidade social dos meios de comunicação, a eficácia do processo educativo e o controle adequado das causas que geram a violência.

12/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Amorim denuncia o aumento da violência em Sergipe

LAURO CAMPOS ANALISA AUMENTO DA VIOLÊNCIA EM BRASÍLIA

LOBÃO ANALISA AUMENTO DA VIOLÊNCIA EM TEMPOS DE INFORMAÇÃO INSTANTÂNEA

SP terá 40 centros de triagem para resíduos urbanos

IPT investe em método de análise de árvores nos centros urbanos

Governo vai implantar 40 centros de triagem para resíduos urbanos