Eduardo aponta desequilíbrio na organização produtiva do país
Eduardo Siqueira Campos disse que há um desequilíbrio total na organização produtiva do país, lembrando que 67% da produção anunciada virá de um terço do território, que ele chamou de "Brasil concentrado", ou "Brasil do Tratado de Tordesilhas"; 30% do Centro-Oeste e menos de 2% da Região Norte.
O senador rebateu a tese de que a Amazônia é intocável, ressaltando que a região é constituída de sistemas múltiplos, dos quais a mata tropical é apenas uma parcela, e que não há contradição entre preservação e uso sustentável.
Eduardo Siqueira Campos afirmou que, se fossem ocupadas cerca de 30% das áreas amazônicas, mais de 100 milhões de hectares estariam aptos para produção agrícola sustentável, o que permitiria, com níveis modestos de produção, mais que dobrar o volume anunciado para a safra de 2001.
- É preciso que o Brasil comece a desmontar os mitos da Amazônia, que são históricos - o Eldorado, o inferno verde, o pulmão do mundo e tantos outros - que enquanto puderem, permitem o modelo concentrado brasileiro, o vazio de uma região planetária e o crescimento da ambição do mundo sobre esta área, na qual o país não soube exercer sua soberania - disse o parlamentar.
Na opinião de Eduardo, é necessário investir em conhecimento, em desenvolvimento e em pesquisas que permitam produção, preservação da natureza e sustentabilidade ambiental.
04/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Programa de Organização Produtiva de Mulheres Rurais tem chamada pública
Eduardo aponta Palmas como cidade que mais cresce no país
Eduardo Siqueira Campos atribui declarações de ACM a procuradores a desequilíbrio emocional
MDA abre edital para fechar parceria com estados e apoiar organização produtiva das mulheres rurais
Augusto Botelho aponta desequilíbrio nas contas externas e pede estímulo à exportação de produtos manufaturados
Eduardo Amorim aponta soluções para o SUS