Estados não repassam verba de transporte escolar para municípios, denuncia Mário Couto



Ao discursar em Plenário nesta quinta-feira (17), o senador Mário Couto (PSDB-PA) recordou as palavras de Pelé quando completou seu milésimo gol em 1969: "Olhem para as crianças de nosso país". Se os governantes tivessem escutado o conselho do "rei do futebol", disse o senador, as crianças brasileiras não enfrentariam hoje problemas como a falta de transporte escolar e o aumento da violência.

Segundo o senador, os estados não estão repassando as verbas do transporte escolar para os municípios brasileiros. Ele explicou que, de acordo com a legislação, os responsáveis pelo transporte escolar são os estados, que devem repassar recursos para esse fim para os municípios. O senador pediu explicações do governo federal para o problema, que vem ocorrendo por todo o país, principalmente nas cidades interioranas.

- Se as crianças do interior do país não têm transporte, como freqüentarão aulas? Como se vai educar essas crianças? Hoje, muitos meninos e meninas estão sem estudar por falta de transporte - protestou o senador.

Em aparte, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) disse que o governo federal pretende elaborar um projeto de lei com o objetivo de resolver a questão. Também em aparte, Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse não acreditar que o governo resolverá o problema. Mário Couto disse esperar que a resolução do problema não seja apenas mais uma promessa do governo federal, como o aumento dos repasses para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Denúncias contra a governadora do Pará

Mário Couto aproveitou para comentar a matéria "Curso para pilotos põe Ana Júlia sob suspeita", do jornal paraense O Liberal. A reportagem, disse o senador, trás denúncia de que a atual governadora do Pará, a ex-senadora Ana Júlia Carepa, teria liberado um convênio com o aeroclube do Pará, no valor de R$ 3,7 milhões, destinados a cursos para capacitar 14 pilotos de helicópteros. Mário Couto disse que o convênio foi liberado depois de um namorado de Ana Júlia Carepa ter assumido a presidência do aeroclube.

- No Pará, só existe um helicóptero. Só um, da Polícia Militar. Cada piloto vai custar quase R$ 300 mil. Ô namorado para dar trabalho! Ô namorado para dar trabalho! Pelo amor da Santa Filomena - exclamou.

Em aparte, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) reclamou do teor das afirmações de Mário Couto, que ela classificou de "fala debochada", ela pediu mais respeito por parte do colega paraense.

- Estou um tanto quanto enjoada, cansada de ouvir esse tipo de fala debochada com relação a uma pessoa que até um dia desses estava aqui conosco, que conheço e sei da sua integridade. Aqui, nenhuma mulher se levanta para falar da namorada ou da amante de qualquer senador ou governador - afirmou Fátima Cleide.



17/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto protesta contra falta de transporte escolar no interior

Verba para transporte escolar centraliza debate em plenário

Eduardo Azeredo elogia liberação de verba para transporte escolar

Mário Couto volta a criticar a governadora do Pará por corte em verba de hospital e demissão de servidores

FAMURS relata a Zambiasi impasse na verba do transporte escolar

Mário Couto denuncia empobrecimento do Pará