Eduardo Azeredo elogia sistema eletrônico de votação



A profissionalização do sistema de votação, que permitiu a realização de mais um pleito eleitoral no país este ano, foi elogiada pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Para ilustrar seu pronunciamento, o senador citou artigo publicado pelo jornal O Estado de São Paulo, no último dia 5, intitulado "O espetáculo da maturidade".

O artigo destaca a participação da Justiça Eleitoral no pleito municipal de 2004, ressaltando, observou o senador, que "o sistema de coleta e apuração eletrônica elimina filas nos locais de votação, deixando para trás antigos episódios de urnas viciadas e manipulação de mapas para fraudar a vontade popular".

Para o senador, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sepúlveda Pertence, tem razão em comemorar o índice residual de problemas técnicos nas urnas eletrônicas, pois, disse o parlamentar, é notável o funcionamento da máquina de votar brasileira, com sua capacidade de aferir votos de mais de cem milhões de eleitores espalhados por um território continental.

- A cada eleição aqui disputada a votação eletrônica à brasileira se afirma como um modelo a ser imitado fora de nossas fronteiras, o que explica a presença de comissões de estudiosos de vários países acompanhando in loco seu funcionamento - disse Eduardo Azeredo.

Na opinião do senador, os resultados deste primeiro turno, divulgados em tempo recorde, não deixam dúvidas quanto à independência do eleitorado que os produziu e quanto ao fato de que, a cada nova eleição, a votação eletrônica se afirma como modelo.



13/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Azeredo propõe fim da impressão do voto eletrônico

Eduardo Azeredo pede continuidade dos investimentos em "governo eletrônico"

Eduardo Azeredo elogia entrevista de governador de Minas

Eduardo Azeredo elogia reforma administrativa em Minas

Eduardo Azeredo elogia "gestão equilibrada" em Minas Gerais

Eduardo Azeredo elogia liberação de verba para transporte escolar