Eduardo Azeredo pede aplicação dos recursos do Fust



Ao destacar que segundo pesquisa da Unesco mais da metade dos professores brasileiros não têm computador em casa, não navegam na Internet e sequer utilizam correio eletrônico, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) cobrou do governo federal a aplicação dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), que estão parados no Tesouro Nacional.

Criado em agosto do ano 2000, o Fust é composto por 1% da receita operacional bruta das operadoras de telecomunicações e 50% do que arrecada a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Entre outros, estes recursos financiariam o programa de informatização e de internet nas escolas publicas, bibliotecas e hospitais, previsto na Lei Geral das Telecomunicações. Azeredo lembrou que, na oposição, o PT impetrou mandado de segurança na Justiça Federal e conseguiu suspender a licitação para a compra de computadores que seriam destinados às escolas públicas.

- Hoje o PT é governo e o bilionário dinheiro do Fust está sob sua guarda. Mas a educação através da tecnologia continua ao alcance de muitos poucos. Até quando o governo federal vai deixar esta verba mofando nos cofres públicos e colocando as divergências políticas acima dos interesses do país? - indagou Eduardo Azeredo.



26/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede aprovação do projeto que determina a aplicação de 30% dos recursos do Fust na educação

Flexa Ribeiro defende aplicação de recursos do Fust na ampliação da telefonia móvel

Roberto Cavalcanti cobra aplicação dos recursos do Fust em telefonia fixa para os mais pobres

Eduardo Azeredo contesta devolução de recursos investidos em estradas

Eduardo Azeredo cobra recursos para investimentos em infra-estrutura

Eduardo Azeredo reclama mais recursos para o Ministério da Defesa