Eduardo Braga defende indústria nacional
Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (11), o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) defendeu a indústria nacional e manifestou sua confiança no enfrentamento, pelo Brasil, da crise mundial da economia. Para o senador, uma forma de evitar a recessão no país é garantir que a indústria nacional seja capaz de enfrentar a competição desleal de empresas estrangeiras.
O senador citou o exemplo de uma fábrica de ar-condicionado split, para mostrar a importância de medidas de proteção à indústria nacional. Braga relatou que uma parceria do governo federal com o estado do Amazonas, quando ele era governador, permitiu a reconstrução de uma fábrica de ar-condicionado split, gerando 10 mil empregos diretos no polo industrial de Manaus. Segundo o senador, a instalação da fábrica foi possível por conta de incentivos tributários.
Eduardo Braga disse que essa indústria vem sendo "permanentemente atacada" por produtos chineses. Ele lamentou que o ar-condicionado chinês entre no Brasil destruindo a geração de empregos e informou que os 10 mil trabalhadores da fábrica de Manaus estão em férias coletivas, porque o estoque de aparelhos de ar-condicionado é suficiente para a demanda até o mês de dezembro.
O senador, no entanto, elogiou a Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que na última segunda-feira (8) aprovou vários reajustes tarifários para produtos importados, entre os quais o do ar-condicionado split.
- Com isso, aqueles 10 mil trabalhadores podem ter a certeza de que vão continuar trabalhando - disse o senador.
Para Eduardo Braga, medidas como as da Camex ajudam o Brasil a enfrentar a crise. O senador disse que "estaremos desindustrializando o Brasil", se for permitida a concorrência desleal. O parlamentar ainda anunciou que uma fábrica de pneus e motores de bicicleta será inaugura em setembro no Amazonas. Ele também elogiou a presidente Dilma Rousseff pela condução da economia brasileira, e pediu que além do imposto de importação, seja revisto o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de produtos importados da China.
11/08/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Braga pede aprovação de propostas em favor da Zona Franca e da indústria nacional
Eduardo Braga comemora resultados da indústria do Brasil e do Amazonas divulgados pelo IBGE
Eduardo Braga defende MP dos Portos
Eduardo Braga defende investimento em ciência e tecnologia
Eduardo Braga defende novos tribunais federais
Eduardo Braga critica forma de votação do Plano Nacional de Educação na CE