Eduardo Braga defende prorrogação da Zona Franca de Manaus




Em pronunciamento nesta quinta-feira (27), o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) saudou a decisão da presidente Dilma Rousseff de apresentar ao Congresso Nacional proposta para prorrogar a Zona Franca de Manaus por mais 50 anos, além de extender esse modelo industrial à região metropolitana da capital amazonense (PEC 103/2011 na Câmara).

Ao salientar que a Amazônia tem dimensões continentais, Eduardo Braga disse que a região precisa de investimentos em infraestrutura, ciência e tecnologia e comunicações, além de incentivos fiscais e financeiros para que as gerações atuais possam ser preparadas para o futuro.

Os brasileiros que vivem na Amazônia, disse Eduardo Braga, têm direitos iguais aos daqueles que vivem em outras regiões do país e não podem ser tratados de forma diferente por quem não compreende um modelo de desenvolvimento como o da Zona Franca, que possibilitou o financiamento de políticas públicas para o combate ao analfabetismo e à mortalidade infantil.

Eduardo Braga refutou ainda as críticas de que o incentivo dado ao pólo industrial seria uma "risonha porta aberta a uma zona franca". Para se ter um projeto aprovado no pólo industrial, afirmou, é preciso contar com a apresentação de um processo produtivo básico, que deve ser aprovado pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Indústria e Comércio.

Em aparte, a senadora Ana Amélia (PP-RS) manifestou apoio a Eduardo Braga.



27/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Braga defende Zona Franca de Manaus e elogia postura de Dilma frente à OMC

Zona Franca de Manaus é modelo de desenvolvimento sustentável, diz Eduardo Braga

Eduardo Braga elogia compromisso de Dilma com Zona Franca de Manaus

Eduardo Braga comemora decisão do STF sobre a Zona Franca de Manaus

Eduardo Braga agradece a Dilma por medida em favor da Zona Franca de Manaus

Eduardo Braga relata garantia do governo de que MP não prejudicará Zona Franca de Manaus