Eduardo destaca estudo publicado pelo "Jornal do Brasil" sobre trabalho



O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) destacou a importância de dois estudos sobre trabalho divulgados, na última semana, pela agência de notícias Jornal do Brasil . O parlamentar lembrou que a publicação é oportuna, na medida em que segmentos da sociedade e órgãos ligados aos trabalhadores discutem a reforma trabalhista.

O primeiro estudo, afirmou o senador, desenvolvido pelo instituto francês Sodhexo Alliance em 11 países, concluiu que o Brasil possui a segunda maior jornada de trabalho do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. O segundo estudo, elaborado pelo professor Claudio Dedecca, do Centro de Estudos de Economia do Trabalho e Relações Sindicais da Universidade de Campinas (Unicamp), revelou que o brasileiro desenvolve uma jornada média anual de 1920 horas trabalhadas.

Esse resultado, acrescentou, se comparados com os números registrados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), também colocam o país no segundo lugar mundial em horas trabalhadas, estando à frente inclusive do Japão, país conhecido por ter uma elevada carga de trabalho e diminutas férias, informou. Os dados são referentes a 1999.

- Os estudos divulgados são relevantes, principalmente quando temas como a redução da jornada de trabalho estão na pauta de discussões sobre a melhor forma de combater o fenômeno do desemprego, que não é privilégio brasileiro, mas sim preocupação mundial, sem exceções - concluiu o parlamentar.



13/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casagrande destaca estudo sobre a oferta de educação pelo sistema prisional

Eduardo Lopes destaca trabalho voluntário realizado pela Força Jovem Brasil

Publicado estudo sobre venda de inibidores de apetite

Anibal Diniz destaca estudo sobre integração econômica entre Brasil e Peru

Raupp destaca trabalho de estudo e mapeamento do território de Rondônia

Tião Viana cita estudo que destaca a redução da desigualdade social pelo Bolsa Família