Tião Viana cita estudo que destaca a redução da desigualdade social pelo Bolsa Família
O programa Bolsa Família revolucionou a proteção social no Brasil e teve impactos significativos na redução da desigualdade social no país, disse em pronunciamento nesta quinta-feira (17), o senador Tião Viana (PT-AC). Ele mencionou estudo nesse sentido do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) lançado em comemoração aos 45 anos da instituição.
O senador disse que a pesquisa, intitulada Brasil em Desenvolvimento: Estado, Planejamento e Políticas Públicas, avalia a atuação do governo em 30 setores e mostra que o Bolsa Família teve influência no aumento da freqüência escolar e na diminuição do trabalho infantil, sobretudo das meninas, atuando ainda como fator de proteção das crianças e de redução da pobreza. O estudo também mostra que apenas poucas mães, e não os homens favorecidos pelo programa, deixaram de trabalhar em razão do recebimento do beneficio.
Tião Viana também citou dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que apontam agosto como o mês que registrou o melhor resultado na geração de empregos com carteira assinada em 2009, apesar dos efeitos recessivos da atual crise financeira global. O senador disse que foram criados 242.126 postos de trabalho em todo o país, o que constitui um recorde da séria histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) no período.
Ao todo, em 2009, já foram criados 680.034 empregos, de acordo com o MTE. Com a expansão de 0,75% em relação ao mês de julho, o Brasil alcança a segunda maior marca da história, com 32.673.336 empregados, entre celetistas (carteira assinada) e estatutários (servidores públicos), disse Tião Viana.
17/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rosalba Ciarlini cita estudo do IPEA que demonstra desigualdade entre homens e mulheres
Tião Viana destaca crescimento do Acre e faz balanço positivo de redução das desigualdades regionais
Tião Viana cita pesquisas que atestam apoio da população ao governo
Redução da desigualdade social é tema de debate no Senado
Eduardo Braga comemora redução da desigualdade social no Brasil
Renan Calheiros aplaude redução de desigualdade social no Brasil