Eduardo destaca o 43º aniversário de emancipação política de Araguaína



O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) destacou o 43º aniversário de emancipação político-administrativa de Araguaína, localizada no estado do Tocantins. O município, destacou, é um dos mais progressistas e dinâmicos do estado e nos últimos anos vem atravessando um processo intenso de desenvolvimento socioeconômico. A comemoração aconteceu no último dia 14.

Araguaína, segundo Eduardo Siqueira Campos, transformou-se no mais importante pólo de desenvolvimento do norte do Tocantins, com agricultura e pecuária desenvolvidas. O município, que é considerado "capital do boi gordo", contribui para que o estado tenha o segundo maior rebanho bovino de corte da Região Norte, disse o senador.

O processo de desenvolvimento de Araguaína, lembrou o senador, foi deflagrado após a inauguração da rodovia Belém-Brasília, quando foram dinamizadas suas atividades econômicas, com a criação de uma crescente mercado de trabalho.

Eduardo Siqueira Campos lembrou que a região onde o município esta localizado, entre os Rios Lontra e Andorinha, era habitada pelos índios Carajás. De acordo com a tradição, o primeiro habitante de origem européia da área foi João Batista da Silva, que ali se instalou com sua família. Logo em seguida, outros colonizadores chegaram, formando uma povoação chamada Lontra, que passou a desenvolver-se com a implantação de fazendas que atraíram mais desbravadores.

- Nesta feliz oportunidade, desejo congratular a população de Araguaína, assim como a prefeita Valderez Castelo Branco, que vem realizando excelente gestão dos negócios no município - concluiu.

20/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Amorim destaca os 123 anos da emancipação de Itabaiana (SE)

Acir Gurgacz registra aniversário de emancipação de Ji-Paraná

Marluce registra aniversário de emancipação de municípios de Roraima

João Alberto lembra aniversário de Sarney e destaca sua carreira política

Vanessa comemora emancipação política do estado do Amazonas

Maguito Vilela registra 106 anos de emancipação política de Jataí