Eduardo diz que apoiará reformas do governo Lula



O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) afirmou nesta sexta-feira (7), da tribuna, que tem disposição política de aprovar as principais reformas a serem propostas pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, independentemente de sua posição partidária. Ele cobrou, no entanto, que no bojo dessas reformas esteja incluída a discussão e proposição de elaboração de um grande projeto nacional capaz de rediscutir o pacto federativo e a redivisão territorial do país.

Anunciou, inclusive, que irá apresentar, nos próximos dias, um projeto de lei estabelecendo regras para criação de territórios e estados federais. Se aprovada sua proposta - que resultaria em uma nova redivisão do país - não haveria ônus para os cofres públicos com o pagamento de governadores ou funcionários públicos, mas sim, serviria como opção para redistribuir a população concentrada nos grandes centros urbanos da região Sudeste, enfatizou o senador.

Para Eduardo, uma nova divisão territorial do Brasil poderia resolver problemas atuais graves, como o das populações carentes que moram sem infra-estrutura mínima nas grandes metrópoles e, principalmente, a violência urbana. Em sua opinião, qualquer novo estado, criado na região Norte, por exemplo, poderia abrigar um presídio de segurança máxima capaz de abrigar os criminosos que nenhum estado quer.

- Vamos abandonar o bairrismo, aumentar o número de estados, preencher os grandes vazios nacionais, fortalecer os municípios que já existem e, finalmente, aproveitar as riquezas nacionais que estão entre as maiores do planeta - disse Eduardo Siqueira Campos, citando como exemplo a decisão do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira de construir Brasília.

Mesmo prestando apoio ao programa Fome Zero do governo Lula, Eduardo afirmou considerar que as discussões sobre os principais temas nacionais não podem ser transitórias, mas sim de caráter amplo e voltadas para os grandes problemas nacionais. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou, em aparte, a preocupação do orador, reconhecendo que é preciso unir esforços para enfrentar os problemas citados por Eduardo Siqueira Campos.

Também o senador Pedro Simon (PMDB-RS) concordou com as posições de Eduardo Siqueira Campos, especialmente pela disposição manifestada pelo senador de apoiar as reformas sem apegar-se às críticas entre os partidos.




07/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta diz que PL apoiará reformas do governo Lula

Renan: PMDB apoiará as reformas "necessárias"

Alvaro Dias afirma que as reformas têm a marca de Lula e de seu governo

PTB apoiará Lula, diz Fernando Bezerra

Eduardo Azeredo diz que ausência de estratégia atrapalha o governo Lula

Eduardo Azeredo critica política externa do governo Lula