Eduardo é contra aumento de vereadores em Palmas
O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) posicionou-se contrariamente ao aumento de vereadores em Palmas e outras cidades tocantinenses. Segundo ele, a proposta de emenda à Constituição (PEC) aprovada pela Câmara reduz o número de vereadores de pequenas cidades, que têm baixa remuneração, ao mesmo tempo que aumenta o número de edis em municípios maiores, cujos salários também são mais avantajados.
Em pronunciamento nesta terça-feira (15), o parlamentar afirmou que Palmas, caso seja aprovada a PEC, passará a ter 19 vereadores, em vez dos 15 atuais. A resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reduz o número de membros dos legislativos municipais, que deve ser anulada pela proposta da Câmara, diminuía para 11 o número de representantes da Câmara local.
- A cidade não vai piorar nem retroceder se diminuir o número de vereadores. Ela precisa, na verdade, é de complementar sua estrutura. Se tivéssemos um plebiscito, com todo respeito aos vereadores de Palmas, a população da cidade decidiria pelos 11 - afirmou o senador.
Eduardo Siqueira Campos afirmou que o aumento irá onerar os cofres municipais, já que um vereador de capital ganha ao menos R$ 5 mil. Segundo ele, as cidades de Araguaína, Gurupi e Paraíso terão mais vereadores, se for aprovada a PEC. Essas localidades, segundo ele, prefeririam utilizar os recursos despendidos com os novos vereadores na aquisição de melhores escolas, postos de saúde, ambulâncias e consultórios odontológicos.
Os senadores Cristovam Buarque (PT-DF) e Heloísa Helena (sem partido-AL), em apartes, manifestaram solidariedade ao orador.
15/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Siqueira Campos posiciona-se contra presídio em Palmas
Eduardo entra com mandado de segurança no STF contra tramitação de PEC dos vereadores no Senado
Eduardo Siqueira Campos protesta contra aumento da carga tributária
Eduardo destaca progresso de Palmas
EDUARDO PEDE CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO DE PALMAS
EDUARDO SIQUEIRA REGISTRA 10º ANIVERSÁRIO DE PALMAS