EDUARDO ELOGIA PROGRAMAS DO GOVERNO NO SETOR ENERGÉTICO
Segundo o senador, as grandes reservas de energia hídrica do país estão esgotadas em sua maior parte e é necessário dar um novo rumo à política energética. Essa política, explicou, será baseada no aproveitamento de energias de outras fontes, como o carvão, o xisto e o gás natural, além do aproveitamento dos recursos naturais da Amazônia.
Eduardo disse que o programa deve ser implementado através da estratégia de privatização de concessões, de modo que os investimentos provenham da iniciativa privada, superando a fase dos investimentos governamentais, provenientes de recursos públicos.
Ele citou a Companhia Hidrelétrica do Tocantins, que assumiu a tarefa de produzir energia para o estado e foi entregue à iniciativa privada. Essa usina, informou, ficará pronta no prazo de três anos depois de sua concessão, contra um prazo médio superior a cinco anos para usinas de igual porte, construídas pela União. A Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, em Lajeado (TO), que produzirá em torno de 1 milhão de quilowatts, também citada pelo senador, deverá funcionar a partir de setembro de 2001.
Também o ato do Presidente da República que aprovou o cronograma de leilão para 16 aproveitamentos hidrelétricos, dos quais 70% no estado do Tocantins, proporcionará um acréscimo de 6,4 milhões de quilowatts ao sistema energético do país, acrescentou.
17/03/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo elogia programas de qualificação de trabalhadores do governo de Tocantins
Ministra expõe a senadores planos do governo para setor energético
Eduardo destaca programas sociais do governo do Tocantins
Eduardo Siqueira Campos defende manutenção de programas sociais do governo FHC
Suplicy elogia Lula e programas de transferência de renda do governo
Romero Jucá elogia unificação dos programas sociais pelo governo Lula