Suplicy elogia Lula e programas de transferência de renda do governo
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), comentou em Plenário nesta quarta-feira (10), a visita do ex-presidente Lula à Inglaterra esta semana. O senador destacou o encontro de Lula com o cantor Bono Vox, líder da banda irlandesa U2, em que o ex-presidente foi elogiado pelo músico. Segundo o parlamentar, partiu de Bono, conhecido também pelo seu trabalho como ativista, a sugestão de transformar o Bolsa-Família em um programa mundial para a erradicação da pobreza e da fome.
O cantor teria ressaltado o papel de liderança internacional de Lula, que consegue ser o único intelocutor capaz de falar com capitalistas e comunistas, ricos e pobres. Ele propôs juntar-se ao ex-presidente nesse grande projeto.
A ideia, explicou Suplicy, seria reunir os esforços da organização não-governamenta de Bono Vox, ONE, e do Instituto Lula.
No encontro, relatou o parlamentar citando agências de notícias, o ex-presidente comparou os investimentos em programas sociais durante o seu governo com os recursos aplicados no mercado financeiros e nas guerras, observando que o dinheiro que salvou os bancos norte-americanos e financiou a invasão do Iraque seria suficiente para montar um megaprograma Bolsa-Família que atenderia todos os pobres do mundo durante 150 anos.
Suplicy ressaltou que o Brasil foi o primeiro país do mundo a aprovar no Congresso Nacional a instituição do programa Renda Básica de Cidadania, que dará direito a "toda e qualquer pessoa", independente até da condição socioeconômica, de receber uma renda básica. O senador declarou sua vontade de colaborar com o governo federal e acompanhar como será feita a transferência de renda para garantir que atenda a todos.
O parlamentar chamou atenção para a importância do trabalho de busca ativa para localizar as famílias que ainda não foram contempladas pelos programas sociais ou não recebem o suficiente para alcançar o mínimo de R$ 70 por pessoa.
- Todos somos conclamados a verificar se, em algum lugar de nosso país, há alguma família que por ventura preenche os requisitos do Bolsa-Família, mas ainda não está inscrito e recebendo aqueles benefícios - disse.
10/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy elogia adiamento da unificação dos programas de transferência de renda
Ideli diz que governo Lula duplicou valores dos programas de transferência de renda
SUPLICY ELOGIA EXPERIÊNCIAS DE MICRO-CRÉDITO E PROGRAMAS DE RENDA MÍNIMA POR TODO O BRASIL
Para Suplicy, governo deve prestar atenção em instrumento de transferência de renda nos EUA
Renan defende unificação de programas de transferência de renda
Romero Jucá elogia unificação dos programas sociais pelo governo Lula