Eduardo Lopes critica liberação da compra de bebida alcoólica a partir dos 16 anos
O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) alertou para o consumo cada vez maior de bebidas alcoólicas no Brasil. Em pronunciamento nesta terça-feira (13), ele criticou a proposta da comissão de juristas que elaborou o anteprojeto de lei que atualiza o Código Penal de criminalizar a venda de bebidas alcoólicas a menores de 16 anos.
Segundo o parlamentar, que apresentou emenda ao projeto da reforma do Código (PLS 236/2012) a fim de elevar a idade para 18 anos, na prática, a medida irá estimular o consumo de álcool.
- Estudos científicos comprovam que quanto mais precoce o consumo de álcool, mais resistência se adquire, ou seja, quanto cedo a nossa juventude iniciar essa prática maior a chance de desenvolver a dependência. O crescente consumo de crianças e adolescentes não carece de mais incrementos – disse o senador.
Os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontou o senador, mostram que os brasileiros consomem 18,5 litros de álcool puro por ano. O relatório global sobre saúde e consumo de álcool da OMS, com dados referentes até o ano de 2005 e divulgados em 2011 revelam ainda que o Brasil tem o quarto maior consumo de álcool das Américas, o que, na avaliação de Eduardo Lopes, evidencia a necessidade de aumentar impostos sobre o álcool e restringir as vendas das bebidas com esse componente.
Em seu pronunciamento, o senador citou ainda dados que apontam o crescimento das mortes no trânsito atreladas ao consumo de álcool e o impacto desse problema na economia.
- Precisamos impedir que os dados constrangedores sobre o consumo no país e as mazelas a ele associados continuem em descontrolada ascensão – alertou o senador.
13/11/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Procurador de MG critica exigência de liberação de bebida alcoólica pela Fifa
Oferecer bebida alcoólica a índios poderá dar quatro anos de cadeia
Eduardo Lopes pede liberação de verba para região serrana do Rio de Janeiro
CAS limita propaganda de bebida alcoólica
CAS DISCUTE PROPAGANDA DE CIGARROS E BEBIDA ALCOÓLICA
Criminalização da oferta de bebida alcoólica a menores passa na CDH