Eduardo Lopes: suplente integra projeto político do titular
O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) comemorou, nesta quarta-feira (10), a rejeição da proposta que reduzia de dois para um o número de suplentes de senador (PEC 37/2011). O parlamentar observou que a eleição para o Senado é majoritária e os suplentes integram uma chapa, com um projeto político comum.
- O suplente disputa a eleição juntamente com o senador principal. Como eu disse, eu pedi votos para o meu senador [titular], que é o senador Marcelo Crivella, trabalhei na campanha, me dediquei, fui coordenador da campanha dele - Eduardo Lopes, ressaltando que até concorda com a redução do número de suplentes.
Lopes disse também que é favorável à proibição da eleição para suplente de cônjuge ou parente consanguíneo ou afim do titular do mandato, até o segundo grau ou por adoção, medida que constava na proposta.
Para o senador, que desde março de 2012 substitui Crivella, nomeado para o Ministério da Pesca, sustentou que o ponto que gerou discussão durante a análise da PEC é a impossibilidade de o suplente suceder o senador em caso, por exemplo, de morte do titular.
- Se eu faço parte de uma chapa majoritária para disputar o Senado então eu tenho a função de vice na ausência do titular - salientou.
Segundo ele, a medida abriria precedente para mudanças também na formação de chapas para presidente, governador e prefeito.
- Então nós teríamos na morte de um presidente, na morte de um governador ou na morte de um prefeito, teríamos que fazer uma nova eleição - argumentou.
O senador observou novamente que, nos recentes protestos de rua, nenhuma faixa de manifestantes pedia o fim da suplência de senadores e, portanto, a mudança não é uma resposta efetiva à sociedade.
10/07/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Lopes, suplente de Crivella, toma posse no Senado
Eduardo Lopes, suplente de Crivella, promete defender Rio de Janeiro na partilha dos 'royalties'
Lido em plenário ofício em que Gim Argello passa de titular a suplente da Comissão de Orçamento
Eduardo Lopes: projeto que muda decisão do TSE sobre cadeiras na Câmara deve ser votado na quinta
Eduardo Lopes elogia presidente do PRB
Eduardo Lopes homenageia jornalistas