EDUARDO QUER MAIS ESPAÇO PARA AGRICULTURA
Eduardo Siqueira Campos informou que cerca de 150 milhões de hectares podem ser aproveitados para produção rural nas regiões Centro-Oeste e Amazônica, dentro de parâmetros que garantem a preservação dos recursos naturais e sustentabilidade ambiental. O senador acredita ser possível elevar a produção das 80 milhões de toneladas de grãos atuais para algo próximo a 300 milhões. Para ele, esse resultado pode ser conseguido em uma ou duas décadas, "se houver uma decisão nacional".
- A ânsia de substituir o país agrícola pelo industrial levou ao equívoco de se considerar mais importante o investimento nesse segundo setor. Freqüentemente houve mais investimento no setor financeiro do que no agrícola, e este último é capaz de gerar a riqueza interna e os excedentes financeiros necessários. Não falta ao mundo oferta de computadores, automóveis e manufaturados de alta tecnologia. Falta oferta de alimentos - disse.
Eduardo Siqueira Campos defendeu, também, a necessidade de criar, em nível mundial, organismos e fundos de combate à fome e à pobreza, nos moldes do Fundo de Combate à Pobreza que se pretende desenvolver no Brasil. Ele citou previsões de que a população mundial se estabilize em 9 a 10 bilhões de pessoas. "Esta população terá que ser alimentada", disse o senador, informando que, hoje, 30% da humanidade vivem em permanente estado de aguda carência alimentar. O senador acredita que o Brasil é o único país do mundo em condições de ampliar, de forma significativa, a produção de alimentos para responder à demanda nacional e ao crescimento da mundial.
13/12/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
Agricultura: Secretaria da Agricultura quer expandir produção em mais três milhões de toneladas de
Eduardo Siqueira Campos quer ampliar agricultura irrigada no país
Eduardo quer mais recursos para pesquisas na Amazônia
Eduardo quer mais recursos para estados e municípios
Lula quer um novo espaço público e uma cidadania mais ativa
PATROCÍNIO QUER JUROS MAIS BAIXOS PARA AGRICULTURA NO TOCANTINS