Eduardo registra acordo de cooperação do governo do Tocantins com Cuba



O governo do Tocantins fará novos acordos de cooperação com Cuba em setores como Educação, Saúde, Turismo e Esporte, registrou o senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) ao explicar que a administração está sintonizada com a globalização e com o pragmatismo nas relações internacionais. Ele lembrou que, há anos, Tocantins mantém intercâmbio com Cuba no sentido de suprir a carência de médicos na região.

O senador citou o secretário estadual de Saúde, Eduardo Medrado, o qual afirmou que os médicos brasileiros preferem trabalhar no setor privado ou nas grandes concentrações urbanas, o que deixa as comunidades carentes do interior desprovidas de médicos. Esta realidade, disse o senador, é que levou o governo de Tocantins a optar pela contratação dos profissionais cubanos.

Ao parabenizar Medrado pela iniciativa, Eduardo observou que essa medida se insere na política de saúde tocantinense, que tem proporcionado mais prevenção e menos internações, fato registrado em relatório do próprio Ministério da Saúde, segundo ele.

Eduardo Siqueira Campos informou que de 1995 a 1999, no Tocantins, apenas 42% dos leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde foram ocupados, o que demonstra, segundo disse, a eficácia das ações de prevenção.

29/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo registra o dia da autonomia do Tocantins

Eduardo registra aumento salarial da PM do Tocantins

Eduardo registra ações em favor dos índios no Tocantins

Eduardo registra compromisso de FHC de apoiar o estado do Tocantins

Eduardo registra criação da Universidade Federal do Tocantins

Eduardo registra que Tocantins combate tabagismo e doença de Chagas