Eduardo reivindica aumento para funcionários públicos



Em apelo às autoridades da área econômica, o senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) disse que é necessário que o governo federal conceda reajuste ao funcionalismo público, que já acumula perdas salariais de mais de 70% nos últimos sete anos.

Mesmo dizendo entender a dificuldade do governo de conciliar a necessidade de manter o equilíbrio das contas públicas e atender às reivindicações dos servidores, Eduardo afirmou não compreender a razão pela qual somente as chamadas "carreiras de Estado" foram beneficiadas com aumento de salário. Na opinião do senador, a distinção entre carreiras de Estado e as demais permite a interpretação de que, para o governo, o funcionário que serve o Estado é mais importante do que aquele que serve a sociedade.

Na visão do parlamentar, o mesmo empenho demonstrado pelo Legislativo, no início do ano passado, para elevar o salário-mínimo ao patamar de R$ 180 deveria ser direcionado agora para permitir o reajuste do funcionalismo.

A viabilidade do reajuste, no entendimento de Eduardo, pode ser comprovada no fato de o governo do estado do Tocantins ter concedido aumento aos seus servidores, preservando o poder aquisitivo dos funcionários públicos estaduais.

19/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada criação de 9.388 vagas para contratação de funcionários públicos

FREITAS NETO PEDE REAJUSTE PARA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

Aprovado aumento para professores e funcionários das universidades

Funcionários ainda lutam para receber aumento

Ficha Limpa pode ser exigida também para funcionários públicos

Luta contra a Homofobia inspira curso para funcionários públicos do Estado