EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS DEFENDE PRIVATIZAÇÃO DA FERROVIA NORTE-SUL



Ao registrar a realização do V Fórum Internacional de Ferrovias, realizado nos dias 3 e 4 de junho em Nova York, o senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) defendeu a privatização das obras da Ferrovia Norte-Sul. Ele justificou que, como o governo federal está alegando falta de recursos para tocar a obra, deveria repassar estes custos para a iniciativa privada, para que a população possa se beneficiar com a conclusão do projeto. O senador por Tocantins comentou que a obra poderia até ser agilizada, caso estivesse sob o comando da iniciativa privada. Ele citou que as usinas hidrelétricas, construídas pelo governo federal, levaram entre 15 e 20 anos para ser concluídas, com orçamentos duplicados, o dobro dos custos, paralisações e pendências no orçamento.Falando sobre o Fórum de Ferrovias, Eduardo Siqueira Campos informou que um grupo de investidores privados internacionais manifestou completa adesão ao projeto. O senador também revelou que o próprio Banco Mundial, que já vem analisando o assunto há algum tempo através de estudos e pesquisas, chegou à conclusão de que a viabilidade econômica da obra é inquestionável.- Este é um outro caminho de privatização, onde o governo não gasta recursos, mas capta estes recursos para construir a obra, e em seguida discute a forma de gestão, com garantia de preços mínimos, de tarifa pública e de todas as outras exigências que o poder público tem que fazer antes do processo de privatização - analisou Eduardo Siqueira Campos.Segundo o senador, dos R$ 1,6 bilhão que a Ferrovia Norte-Sul necessita para a sua conclusão, R$ 1,1 bilhão já estão assegurados pela iniciativa privada, o Banco Mundial se comprometeu a financiar R$ 360 milhões se houver um pedido formal do governo brasileiro e apenas R$ 140 milhões viriam do Tesouro. Ele acrescentou que os estudos apontam que a obra, se privatizada, poderá estar concluída em 2003.Em aparte, o senador Maguito Vilela (PMDB-GO) afirmou que, com a conclusão da Ferrovia Norte-Sul, os agricultores, pecuaristas e industriais brasileiros terão maior competitividade, devido à redução dos gastos com transporte. Já o senador Ademir Andrade (PSB-PA) disse que no Brasil as privatizações foram feitas com tantas facilidades que os empresários agora só querem comprar a obra já concluída, e a "preço de banana".

14/06/1999

Agência Senado


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