Eduardo Siqueira Campos defende mudanças no sistema penitenciário
- Ficou cabalmente comprovado que as autoridades responsáveis pelos presídios não têm, nem de longe, o mesmo poder de organização dos presos, especialmente do autodenominado Primeiro Comando da Capital (PCC), que a exemplo do Comando Vermelho e de outras organizações criminosas, domina as prisões, fazendo sua própria lei - afirmou Eduardo Siqueira Campos.
Na opinião do senador, o crime tem que ser combatido "em suas vísceras" e os programas de segurança pública têm que "sair do papel" e se transformar em realidade. Ele cobrou a efetiva reeducação e reintegração à sociedade dos presos e a adoção de penas alternativas nos delitos menos graves, desafogando o sistema penitenciário.
Eduardo Siqueira Campos pediu rapidez nas decisões que poderão solucionar o problema do sistema penitenciário do país. Na sua avaliação, as condições desumanas nas quais vivem os 230 mil presos é o ingrediente fundamental para que as rebeliões nos estabelecimentos prisionais sejam freqüentes.
- O Estado não pode continuar fazendo vista grossa para problema de tamanha magnitude. Medidas vazias e vãs, como aconteceu no passado, são intoleráveis. Também a retórica não ajuda - disse o senador.
22/02/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS GARANTE APOIO À CPI DO SISTEMA FINANCEIRO
Eduardo Siqueira Campos contesta pressa em exame de mudanças no setor elétrico
Eduardo Siqueira Campos defende Marconi Perillo
EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS DEFENDE FORTALECIMENTO DOS MUNICÍPIOS
Eduardo Siqueira Campos defende Zoneamento Econômico Ecológico
Eduardo Siqueira Campos defende redivisão territorial do país