Eduardo Suplicy elogia discurso de Dilma na ONU e pede transparência em ações de governo




Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (21), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que um novo mundo está nascendo. O senador destacou que em seus discursos na reunião das Organizações das Nações Unidas (ONU) nos Estados Unidos, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama defenderam o conceito de "governo aberto".

Para o senador, trata-se de uma inovação, já que os governos ao longo da história e por todo o mundo costumam ser "opacos". O parlamentar afirmou que, com as novas tecnologias, o mundo está percebendo que a população pode pressionar os governos e transformar as nações.

De acordo com o senador, o fato de dois líderes mundiais sinalizarem um governo mais transparente pode representar um novo momento para os governos e para a sociedade. Para Suplicy, uma mulher e um negro podem apontar para um mundo mais justo e mais transparente.

- Dilma e Obama sãos os arautos deste novo mundo que está nascendo - afirmou.

Suplicy aproveitou para pedir que o Senado aprove o projeto de lei da Câmara (PLC) 41/2011, que busca garantir a publicidade de todos os atos governamentais. Para o senador, a valorização da transparência é a novidade que está marcando o século 21.

- Não podemos viver com meias verdades no século 21. A população tem direito de saber de tudo o que é praticado dentro dos governos - afirmou.

Palestina

O senador elogiou o discurso de Dilma pela defesa da inclusão da Palestina como membro pleno da ONU. Ele também afirmou que, pela Bíblia, quando o povo hebreu chegou até Canaã, já havia palestinos na região. Suplicy ainda pediu uma transformação no pensamento mundial para a manutenção da paz.

- Todas as guerras são crimes contra a humanidade - declarou.



21/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Suplicy comenta discurso de Dilma em Bruxelas

Suplicy elogia discurso de Dilma Rousseff na Assembleia-Geral da ONU

Eduardo Suplicy elogia resposta de Dilma Rousseff a críticas de FHC

Simon pede apoio do Congresso a Dilma e elogia ações anticorrupção

Pedro Simon pede apoio do Congresso a Dilma Rousseff e elogia ações anticorrupção

Suplicy elogia nota do governo que comunica suspensão da viagem de Dilma aos EUA