Suplicy elogia nota do governo que comunica suspensão da viagem de Dilma aos EUA
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou a maneira como foi anunciada a suspensão da viagem da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos. Ele leu e comentou nesta quarta-feira (18), em Plenário, a nota divulgada pelo governo brasileiro anunciando o adiamento da missão.
A nota diz que “as práticas ilegais de interceptação das comunicações e dados de cidadãos, empresas e membros do governo brasileiro constituem fato grave, atentatório à soberania nacional e aos direitos individuais, além de incompatível com a convivência democrática entre países amigos”. Para o senador, trata-se de “uma forma muito assertiva de dizer que o governo brasileiro não concorda com os procedimentos da Agencia Nacional de Segurança do governo dos Estados Unidos.
Ainda segundo a nota, diante da proximidade da programada visita de estado da presidente Dilma a Washington, “e na ausência de tempestiva apuração do ocorrido, com as correspondentes explicações e o compromisso de cessar as atividades de interceptação, não estão dadas as condições para a realização da visita na data anteriormente acordada”.
A nota diz que os dois presidentes decidiram adiar a visita de Estado, uma vez que os resultados dessa visita “não devem ficar condicionados a um tema cuja solução satisfatória para o Brasil ainda não foi alcançada”.
O senador parabenizou a maneira como a presidente procedeu, “com muita altivez, como era de se esperar”. Para Suplicy, não se trata de um gesto de marketing, como quis qualificar a oposição, mas sim uma forma de dizer ao governo dos Estados Unidos “que eles agiram de maneira inadequada”.
18/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Suplicy elogia discurso de Dilma na ONU e pede transparência em ações de governo
Suplicy elogia postura de Dilma Rousseff em relação à crise
Suplicy elogia proposta de plebiscito encaminhada ao Congresso por Dilma
Eduardo Suplicy elogia resposta de Dilma Rousseff a críticas de FHC
Suplicy elogia discurso de Dilma Rousseff na Assembleia-Geral da ONU
Suplicy elogia desempenho de Dilma no fórum Índia-Brasil-África do Sul