Eduardo Suplicy quer controle do capital especulativo



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) recomendou nesta sexta-feira (27) ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci, maior controle sobre o capital especulativo em circulação na economia brasileira, nos mesmos moldes do adotado pela Argentina, que fixou em 180 dias o prazo de permanência de capitais externos no país.

Suplicy observou que o próprio Fundo Monetário Internacional (FMI) não colocou obstáculo à decisão do presidente Nestor Kirchner, já que esta teria por objetivo atingir uma meta que interessa tanto ao fundo quanto ao país: a estabilidade da economia argentina.

O senador citou a experiência do país vizinho - que, como observou, faz parte de um elenco de medidas para recuperar com rapidez a economia - ao se mostrar preocupado com o aumento do desemprego no Brasil. Para ele, não basta apenas manter a inflação sob domínio.

No entender de Suplicy, é necessária, além do controle inflacionário, a adoção de políticas destinadas a promover o crescimento econômico. Somente dessa maneira, acrescentou, o Brasil poderá gerar maior número de empregos. O senador expressou a sua confiança -na competência e no talento- do ministro Palocci para dar novos rumos à economia, com reflexos positivos na área social.



27/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casagrande quer taxar capital estrangeiro especulativo

AMIN QUER DEFESA CONTRA CAPITAL ESPECULATIVO

SATURNINO QUER QUE BRASIL APÓIE TAXA SOBRE CAPITAL ESPECULATIVO

Roberto Requião critica capital especulativo

SATURNINO PEDE CONTROLE DE CÂMBIO PARA PREVENIR ATAQUE ESPECULATIVO

Eduardo Suplicy quer novas regras para doações de campanha já em 2014