Educação: Escola de Tempo Integral é tema de capacitação em Águas de Lindóia



Encontro entre diretores, supervisores e coordenadores pretende explicar como o projeto deve funcionar na prática

Ampliar, expandir, estender, redimensionar e enriquecer a estrutura da escola sem perder de vista o que já foi conquistado. Estes são os principais pontos do Projeto Escola de Tempo Integral , lançado este ano pela Secretaria de Educação em 514 escolas do Estado.

Para saber como o projeto deve funcionar na prática, os diretores das escolas que sediam o novo formato educacional estarão reunidos até a próxima quarta-feira, dia 8, no Hotel Monte Azul, em Águas de Lindóia. Além deles, 90 supervisores de ensino também participam do encontro.

Objetivos

A idéia do encontro é apresentar e capacitar os integrantes das escolas e diretorias de ensino para que conheçam melhor as oficinas, atividades educacionais e culturais que fazem parte da nova matriz curricular em 121 escolas da Capital e Grande São Paulo e 393 do Interior.

Abertura dos trabalhos

O primeiro dia foi marcado por debates, palestras e oficinas com os coordenadores do projeto, profª Sônia Silva, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp), profª Edna Matos, da Coordenadoria de Ensino da região Metropolitana da Grande são Paulo(Cogsp), e profº Elcio Antônio Selmi, da Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI).

Na palestra com Antônio Carlos Gomes da Costa, o educador e pedagogo ressaltou a importância das Escolas de Tempo Integral , dando como exemplo a aplicação dos fundamentos da Grécia Antiga no cenário atural. “A Escola de Tempo Integral é a exceção de hoje que se transformará em regra feliz amanhã”, revelou Costa.

Primeiro ano

As 514 Escolas de Tempo Integral começaram a funcionar este ano. Os alunos entram às 7 horas da manhã e saem às 16h10. São oferecidas três refeições na escola: lanche pela manhã, almoço e lanche à tarde. A maior mudança, ocorrerá dentro da sala de aula.

Mais de 9 horas de aprendizado

Pela manhã, matérias de todas as disciplinas do currículo, inclusive Educação Física e Educação Artística. À tarde, oficinas culturais com atividades artístico-culturais (dança, música, teatro e artes plásticas), atividades esportivas (várias modalidades, além de atletismo, ginástica, xadrez e jogos cooperativos), orientação à pesquisa e aos estudos, resolução de problemas matemáticos, hora da leitura, informática, práticas em salas ambiente de ciências físicas e biológicas, práticas de educação ambiental e qualidade de vida, que incluem Lien ch'i e meditação.

A rotina diária incluirá, ainda, língua estrangeira moderna e filosofia (para trabalhar ética com crianças e a arte de conviver bem, estimulando o respeito e valores morais), além de atividades para desenvolver uma cultura de empreendedorismo e estímulo ao protagonismo juvenil.

Assessoria de imp

03/07/2006


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