Educação: Escola de Tempo Integral tem adesão muito maior do que a previsão inicial
Mais de 400 escolas – 318 delas no interior do Estado – passarão a ter jornada de nove horas diárias
Em 2006, 432 escolas da rede pública estadual vão funcionar em período integral, das 7 às 16 horas. Quando a proposta foi lançada pelo governo do Estado, em 8 de dezembro, a expectativa era que cerca de 150 escolas adotassem o novo sistema. Mas a demanda foi muito superior à previsão inicial. No interior, 318 foram aprovadas, depois de passarem pela avaliação da equipe técnica da Secretaria da Educação do Estado para saber se estavam aptas para receber seus alunos em período integral. Na Grande São Paulo, 114 estabelecimentos foram integrados ao novo sistema.
As Escolas de Tempo Integral começarão a funcionar em 205 municípios paulistas, distribuídas em 87 das 90 Diretorias de Ensino. A capital lidera a lista de municípios, com 60 unidades. A seguir, vêm Santo André, com 21; Campinas, com 17; Araçatuba, com 14; Sorocaba e Americana, com 7; Guarulhos, com 6; e São José dos Campos, Catanduva, Osasco e Taubaté, com 5.
Atividades diversificadas – A partir do ano que vem, os alunos vão entrar às 7 da manhã e sair às 16 horas. Eles terão três refeições na escola (lanche pela manhã, almoço e lanche à tarde), mas a maior mudança ocorrerá dentro da sala de aula. Pela manhã, terão aulas de todas as disciplinas do currículo, inclusive Educação Física e Educação Artística. À tarde, participarão de oficinas com atividades artístico-culturais (dança, música, teatro e artes plásticas); de várias modalidades esportivas (além de atletismo, ginástica, xadrez e jogos cooperativos); de atividades de orientação à pesquisa e aos estudos, resolução de problemas matemáticos, leitura e informática; de práticas em salas-ambientes de ciências físicas e biológicas; e de práticas de educação ambiental e qualidade de vida, entre as quais lien ch´i e meditação.
A rotina diária inclui ainda aulas de língua estrangeira moderna e de filosofia (estas com a finalidade de trabalhar conceitos de ética e orientar as crianças a respeito da arte de conviver em comunidade, estimulando o respeito pelos outros e o desenvolvimento de valores morais), além de atividades direcionadas para uma cultura empreendedora e o estímulo a atividades juvenis.
A maior novidade da Escola de Tempo Integral é o projeto didático-pedagógico, que poderá assumir feições diferenciadas de uma escola para outra, dependendo das características culturais, da realidade econômica e das necessidades da comunidade.
Hoje, os alunos da 1ª à 8ª série do ensino fundamental têm uma jornada de 5 a 6 horas diárias, que passará a ser de 9 horas. A Secretaria da Educação considera que o tempo reservado às aulas e ao estudo é um dos dois fatores mais importantes para melhorar a qualidade do ensino. O outro é o programa de capacitação permanente dos professores, que receberá em 2006 investimentos da ordem de R$ 200 milhões.
A adesão das escolas ao tempo integral é voluntária, mediante manifestação expressa da comunidade escolar e ouvido o Conselho de Escola. Para aderir ao projeto, a escola deverá ter espaço físico compatível com o número de alunos e salas de aula. As escolas não precisarão passar por reformas para aderir ao projeto. Serão feitas, apenas, as adaptações necessárias.<
01/10/2006
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