Educação estadual lança ofensiva contra drogas e cigarro
Na segunda-feira, 19, cerca de 4 mil educadores serão capacitados para abordar o assunto com os alunos
A Secretaria Estadual da Educação decidiu lançar uma ofensiva contra cigarro e drogas nas cerca de 5,5 mil escolas estaduais. A iniciativa tem dois focos: distribuição para os alunos de livros e materiais contra drogas e capacitação de professores para abordagem contra cigarro.
Nesta segunda-feira, 19, cerca de 4 mil educadores, entre professores e assistentes técnico-pedagógicos, receberão a capacitação "Juventude livre do cigarro". A idéia é que multipliquem o conhecimento em toda a rede e passem a ter informações para difundir entre os alunos. A parceria é com Sociedade Brasileira de Cardiologia, que orientará os educadores.
Já sobre o combate ao cigarro, a Secretaria lançou no último dia 12, na cidade de Guaratinguetá, campanha de conscientização de alunos. Cerca de 48 mil já estão nesta primeira fase, em parceria com a Fazenda Esperança, referência em tratamento contra drogas em todo o Brasil.
Alunos estaduais receberão cópias do livro "Viver de cara limpa, uma escolha", que contém histórias de recuperação de drogas entre jovens. O texto foi aprovado pela Coordenaria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp), órgão da pasta. O projeto será abordado rotineiramente dentro do Programa Escola da Família, que abre as escolas à comunidade durante os finais de semana, com ações culturais e esportivas, principalmente.
O livro-reportagem é um manual para os educadores trabalharem a temática dentro das disciplinas escolares. A fazenda produz ainda um manual para os pais de jovens. O projeto teve início pelo Vale do Paraíba porque lá fica a sede da Fazenda.
"A proposta da Secretaria é tornar os educadores multiplicadores do conhecimento para todos os alunos da rede. Alertar os as crianças e adolescentes sobre os males do cigarro e das drogas é questão de educação e de saúde pública", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
Secretaria da Educação
(I.P.)
05/16/2008
Artigos Relacionados
Educação estadual lança ofensiva contra drogas e cigarro
Educação lança campanha de conscientização contra drogas
Educação lança campanha contra drogas para conscientizar estudantes
Governo Estadual lança programa de prevenção de drogas para servidores da Secretaria da Segurança Pú
FHC lança ofensiva para recompor com o PFL
Ana Amélia quer que fundo estadual contra as drogas seja compartilhado com municípios gaúchos