Ana Amélia quer que fundo estadual contra as drogas seja compartilhado com municípios gaúchos




Em pronunciamento nesta quarta-feira (20), a senadora Ana Amélia (PP-RS) sugeriu ao governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, que reverta parte dos recursos recém-criado fundo do Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (SEPPD) para os municípios.

O fundo vai permitir que os bens apreendidos no tráfico de entorpecentes sejam destinados para ações de prevenção e combate a esse tipo de crime no estado. Segundo a senadora, 20% dos recursos ficarão com a união.O Judiciário e o Ministério Público terão, cada um, 10% dos recursos. Os 60% restantes ficarão com o estado, que os dividirá entre as áreas de justiça, direitos humanos, segurança pública e saúde.

- Os municípios terão um papel relevante, porque é ali, na porta do prefeito ou da câmara de vereadores que as pessoas vítimas da droga batem em busca de socorro. Fica, então, a minha sugestão ao governador Tasso Genro para compartilhar os recursos com as prefeituras, já que muitas delas estão sim, envolvidas nesse processo - registrou.

"Observatório do Crack"

A senadora também anunciou que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) lançará na próxima terça-feira (26) o observatório Observatório do Crack. O portal informações sobre o consumo e a circulação da droga nos municípios brasileiros. Os dados, segundo a senadora, serão fornecidos pelas próprias prefeituras. Após o lançamento, as informações ficarão disponíveis no endereço www.cnm.org.br/crack .



20/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon quer criar fundo para dinamizar economia de 98 municípios gaúchos

Ana Amélia e Paim lamentam mortes e estragos causados por enchente em municípios gaúchos

Ana Amélia propõe que parte da dívida de estados e municípios seja transformada em investimentos

José Gomes quer debater situação fiscal dos municípios gaúchos

Educação estadual lança ofensiva contra drogas e cigarro

Educação estadual lança ofensiva contra drogas e cigarro