Educadores negros se reúnem na Bahia para discutir ensino da história afro-brasileira



Entre os dias 12 e 21 de julho, educadores negros que atuam na implementação das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-raciais se reúnem no II Congresso Baiano de Educadores Negros (II Cobaene). As inscrições serão feitas no local e custam R$ 20.


Entre as principais propostas do encontro está a discussão sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na Educação do Ensino Fundamental e Médio.


O congresso reunirá educadores, pesquisadores, estudantes e representantes de organizações e movimentos sociais que avaliarão o papel desempenhado pelo educador no âmbito de afirmação e valorização da identidade negra. Também pretende possibilitar a ação política organizada dos educadores, implementando o diálogo com os demais setores da sociedade e promovendo um novo olhar às políticas públicas voltadas para a educação. 


O encontro é realizado pelo coletivo Partenegra, formado pelos professores da Universidade Federal de Bahia (UFBA) e apoiado pela Universidade do Estado de Bahia (Uneb). A programação está disponível no site da Fundação Palmares.


Fonte:
Fundação Palmares



04/08/2010 22:37


Artigos Relacionados


Rede pública de ensino receberá livros sobre história afro-brasileira

Senadores debatem inclusão da história afro-brasileira no currículo da rede oficial de ensino

Fundação Palmares lança projeto para história e cultura afro-brasileira

Ministro da Igualdade Racial pede apoio para divulgação de vídeos sobre história afro-brasileira

CDH discute aplicação de políticas públicas voltadas para o ensino da cultura afro-brasileira

Escolas deverão ensinar história e cultura afro-brasileira