EFEITO VINCULANTE TEM APROVAÇÃO FINAL NO SENADO



Por 57 votos a favor, 10 contra e uma abstenção, o plenário do Senado aprovou hoje (dia 12), em segundo turno, a proposta de emenda constitucional que amplia o efeito vinculante das decisões do Supremo Tribunal Federal para os demais órgãos do Judiciário e da administração direta e indireta da União, dos estados e dos municípios. A proposta será agora remetida à Câmara dos Deputados.

De autoria do senador Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB) e relatada pelo senador Jefferson Péres (PSDB-AM), que concordou com algumas alterações propostas em emendas, a medida estabelece que os ministros do STF terão de declarar, por maioria de dois terços, qual decisão terá efeito vinculante. O principal objetivo da mudança, conforme Ronaldo Cunha Lima, é desafogar o Judiciário. Para ele, por permitir efeito vinculante em ações previdenciárias e tributárias, haverá enorme redução de ações nos tribunais, pois cerca de 60% dos processos são dessas áreas.

De acordo com a proposta de emenda constitucional, poderão ter efeito vinculante as decisões do STF nas ações de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade de lei ou ato normativo e as definitivas de mérito.

Antes de votar a proposta, a CCJ ouviu em sessões públicas, por cerca de dois meses, juristas renomados, representantes de advogados e o ex-presidente do STF Sepúlveda Pertence e o atual presidente, ministro José Celso de Melo.

A MUDANÇA APROVADA PELO SENADO

 

Artigo único. O § 2º do art. 102 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação:

"§ 2º Terão eficácia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e da Administração direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e Municípios, as decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade de lei ou ato normativo, e as definitivas de mérito, se o Supremo Tribunal Federal assim o declarar, pelo voto de dois terços de seus membros."



12/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO APROVA EM 1º TURNO PROPOSTA DE EFEITO VINCULANTE

CÂMARA VOTARÁ NA CONVOCAÇÃO EFEITO VINCULANTE JÁ APROVADO NO SENADO

CÂMARA VOTARÁ NA CONVOCAÇÃO EFEITO VINCULANTE JÁ APROVADO NO SENADO

EFEITO VINCULANTE TERÁ AMANHÃ (TERÇA) ÚLTIMA VOTAÇÃO NO SENADO

TRAMITAÇÃO DA PEC SOBRE EFEITO VINCULANTE

DECISÕES DO STF TERÃO EFEITO VINCULANTE