Eficácia do Bolsa Família será debatida em audiência na CE
A eficácia do programa Bolsa Família no âmbito da educação será tema de audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), segundo requerimento de autoria da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) aprovado nesta terça-feira (23). Serão chamados a debater o tema os ministros da Educação, Fernando Haddad, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, além do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar.
Ao apresentar o requerimento, a senadora, vice-presidente da comissão, admitiu que o programa tornou-se "referência mundial" como medida de distribuição de renda. Por outro lado, observou, têm sido divulgadas várias denúncias de irregularidades e "inconsistências cadastrais", o que tornaria importante a realização do debate.
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) concordou com o requerimento e lembrou ter sido, quando ministro da Educação, contra a mudança de nome do antigo programa Bolsa Escola para Bolsa Família. Em sua opinião, o nome anterior tornava mais claro o compromisso do programa com a qualidade da educação. Ele acrescentou que, caso fosse mais uma vez candidato à Presidência da República, defenderia a recriação do Bolsa Escola e a destinação do atual Bolsa Família a famílias pobres sem filhos.
- Um programa com o nome errado não traz os resultados que se esperam - disse.
Durante a mesma reunião, foi iniciada a discussão do Projeto de Lei do Senado 247/09, de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que estabelece benefício adicional aos alunos atendidos pelo programa Bolsa Família que tenham obtido "resultados positivos em avaliação oficial". O projeto será votado em decisão terminativa pela CE, provavelmente na próxima reunião da comissão.
Ao defender seu projeto, Tasso observou que a instituição de um benefício adicional poderá ajudar a elevar a qualidade do ensino fundamental no país, especialmente nas regiões mais pobres. A relatora da matéria, Marisa Serrano, apresentou voto favorável e previu que a instituição do novo benefício variável estimulará o "público alvo a buscar melhores resultados educacionais, como forma de permanecer apto a receber mais benefícios do Programa Bolsa Família".
Enem
Também foi aprovado outro requerimento da senadora Marisa Serrano solicitando a realização de audiência pública sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A senadora lembrou que ocorreram "diversos problemas" com o Enem no ano passado e observou que a comissão deveria discutir o que os motivou e como eles podem ser resolvidos.
Os convidados para o debate são o ministro Fernando Haddad; o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Joaquim Soares Neto; o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Alan Kardec Martins Barbiero; o presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Educação Superior (Andes), Ciro Teixeira Correia; e o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Yann Evanovick.
23/02/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sibá Machado defende eficácia do Bolsa Família
Lobão atesta eficácia do Bolsa Família como solução emergencial para a pobreza
Lei de saneamento será debatida em audiência pública
Dengue será debatida em audiência pública
Operação Condor será debatida em audiência na CDH
Violência no campo será debatida em audiência na CDH