Efraim abrirá ano letivo do ILB e da Unilegis



O 1º secretário do Senado, Efraim Morais (PFL-PB), presidirá a abertura do ano letivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis), nesta quarta-feira (7), às 10h, no auditório do Programa Interlegis - Comunidade Virtual do Poder Legislativo. A solenidade contará ainda com a participação do diretor-geral do Senado, Agaciel Maia e, na ocasião, será ministrada aula inaugural, pelo professor Celestino Secco,com o tema O Poder Legislativo e a Sociedade.

Ex-deputado estadual, Celestino Secco é professor da Universidade de Lisboa e da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). A aula ministrada por ele será transmitida em videoconferência às 25 Escolas do Legislativo que funcionam nas assembléias legislativas interligadas virtualmente ao Portal Interlegis.

Ainda no dia 7, terão inicio no ILB os cursos de formação de chefes de gabinete; de ambientação dos novos assessores parlamentares; e de inglês e espanhol.

Na Unilegis, os cursos são realizados em parceria com instituições autorizadas pelo Ministério da Educação a emitirem certificados de habilitação, entre elas a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). No momento, está sendo ministrado o primeiro curso a distância de graduação de tecnólogo em Administração Legislativa, com duração de dois anos. O curso, promovido em conjunto com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), começou em janeiro deste ano e conta com a participação de 500 alunos de todo o país.

Presenciais

Para este ano, estão programados três cursos presenciais de especialização na Unilegis: Introdução à Ciência Política, Direito Legislativo e Administração Legislativa. Em março, será lançada a segunda edição do livro Introdução à Ciência Política, de autoria do professor Octaciano da Costa Nogueira Filho. A publicação foi editada no ano passado mas já se encontra esgotada. A obra é comercializada pela Subsecretaria de Edições Técnicas do Senado.

A Unilegis, que seencontra em atividade há seis anos, foi criada durante a gestão do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) na presidência do Senado e instalada na gestão do senador Ramez Tebet, já falecido. A Unilegis tem como reitor o presidente do Senado, Renan Calheiros. A vice-reitora acadêmica é Vânia Maione Alves Nina.

Em abril deste ano, o ILB e o Conselho Editorial do Senado irão completar dez anos. A data deverá ser comemorada no dia 24 desse mês, com a realização de uma exposição no Salão Negro do Congresso. O ILB foi criado durante a gestão do senador José Sarney na Presidência do Senado. Sarney também preside o Conselho Editorial, criado pela Mesa Diretora em 31 de janeiro de 1997, com o intuito de editar obras de valor histórico, cultural e de importância relevante para a compreensão e reflexão da história política, econômica e social do país.



15/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim abre ano letivo do ILB e da Unilegis com defesa da reforma política

ILB e Unilegis iniciam o ano letivo 2008

ILB e Unilegis abrem o ano letivo de 2009

Unilegis e ILB abrem ano letivo nesta quinta-feira

ILB e Unilegis abrem ano letivo e anunciam três novos cursos em 2004

Efraim diz que ILB, Conselho Editorial e Unilegis aproximam os parlamentares dos cidadãos