Efraim destaca capacidade de inovação de Niemeyer



Ao discursar nesta quinta-feira (20), na sessão conjunta especial do Congresso em homenagem aos cem anos de Oscar Niemeyer, o 1º secretário da Mesa do Senado, Efraim Morais (DEM-PB), disse que, como engenheiro, conhece bem as dificuldades que cercam o longo trajeto que vai desde a elaboração do projeto até a realidade da obra completada.

Para o senador, Niemeyer inova e se supera a cada projeto que elabora, porque sempre soube compreender o que foi a arquitetura brasileira tradicional para evoluir até a vanguarda que ele representa. Efraim afirmou que o que considera mais fascinante a respeito de Niemeyer é sua capacidade de inovação.

- Apesar de tantas influências diferentes, ele conseguiu fazer coisas novas em Brasília, em Niterói, em São Paulo, sempre perseguindo as linhas curvas que marcaram seu trabalho e revolucionaram a arquitetura brasileira e, depois, a mundial - afirmou.

Efraim lembrou que muitos criticam os novos arquitetos, por sua tendência de usar materiais caros, e que Niemeyer, ao contrário, sempre usou materiais baratos e linhas simples. Assim, conseguiu ser genial, representando o povo brasileiro, sua alegria e sensualidade, concluiu o senador.

20/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capacidade de inovação

Cristovam Buarque louva capacidade de inovação da 'Folha de S.Paulo'

Unicamp: Cientistas formulam índice para medir capacidade de inovação empresarial

Maciel destaca o humanismo de Oscar Niemeyer

Suplicy destaca qualidades de Oscar Niemeyer

Ideli destaca capacidade de conciliação de Tebet