Suplicy destaca qualidades de Oscar Niemeyer



Simplicidade, otimismo, amor pelo trabalho e pelo Brasil. Na opinião do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), essas seriam características do arquiteto Oscar Niemeyer que, se seguidas, tornariam qualquer brasileiro mais sábio e mais feliz. Em homenagem ao aniversário de 95 anos do artista, comemorado no próximo dia 15, o senador disse, nesta quarta-feira, que o -Arquiteto do Século XX- já havia sido bastante estudado, biografado e homenageado. Por isso, Suplicy preferia falar das qualidades de Niemeyer como pessoa.

Niemeyer valoriza as coisas simples da vida, como um bom livro ou as nuvens do céu, disse Suplicy. Já o amor pelo trabalho estão sintetizados na busca incessante do arquiteto por algo novo para criar. Se de outra forma fosse, não haveria como explicar a vontade do homenageado de aprender violão aos 93 anos ou o projeto ousado de uma de suas obras mais recentes, o Novo Museu, em Curitiba, salientou o senador.

O amor pelo Brasil, por sua vez, faz com que Niemeyer se revolte com a injustiça, a impunidade, a corrupção e a violência da sociedade brasileira. E, por fim, o fato de ser otimista torna o arquiteto um lutador por um mundo melhor, frisou Suplicy.

- Ao contrário do que pode parecer, a arquitetura não é tudo para Niemeyer: gosta de dizer que o importante mesmo é viver a vida, ter amigos, cuidar da família e, acima de tudo, lutar por um mundo mais justo - afirmou o senador.

Eduardo Suplicy disse também acreditar serem os senadores pessoas felizes por poderem sempre apreciar algumas das obras mais importantes de Niemeyer: o Congresso Nacional e os edifícios da Praça dos Três Poderes. O senador sugeriu, ainda, que a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, conclua o projeto do arquiteto para a construção de um teatro e uma concha acústica no Parque do Ibirapuera.



11/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maciel destaca o humanismo de Oscar Niemeyer

Suplicy recomenda filme sobre a obra de Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer

Eduardo Suplicy destaca paixão de Niemeyer pelas formas livres

Espaço Oscar Niemeyer