Efraim destaca probidade e lealdade de Dinarte Mariz



Ao discursar na homenagem do Senado ao centenário do nascimento do empresário e líder político do Rio Grande do Norte, Dinarte Mariz, o senador Efraim Morais (PFL-PB) destacou sua probidade, lealdade e firmeza e sua capacidade para articular acordos. O senador lembrou ainda o apego de Mariz aos valores da Pátria e da família e -a solidariedade cristã que sempre exerceu e defendeu com convicção-.

Efraim Morais ressaltou a dedicação de Dinarte Mariz às causas nordestinas, tendo sido, muitas vezes, relator de matérias relacionadas com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e com os créditos agrícolas para pecuaristas e produtores de açúcar e de algodão, além de outros assuntos regionais.

O senador lembrou os 50 anos de participação ativa de Dinarte Mariz na vida pública, destacando sua permanência de 30 anos no Senado Federal, para o qual foi eleito pela primeira vez em 1954 e onde permaneceu até 1984, quando faleceu, com exceção do período em que foi governador do Rio Grande do Norte, de 55 a 66.

Mesmo seus adversários políticos, disse Efraim, sempre reconheceram sua lealdade e autenticidade.

- Falava o que acreditava ser verdadeiro; não prometia o que não pretendia cumprir; comportava-se de maneira séria e honrada, coerente e dedicada. O conservadorismo nele sempre significou ideais verdadeiros, nunca o atraso ou má-fé, reacionarismo ignorante ou obcurantismo. Sempre foi difícil vencê-lo em debate aberto - afirmou.



14/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


EXPOSIÇÃO DE PINTURA NA ALA DINARTE MARIZ

Senado homenageia Dinarte Mariz

Sarney exprime sua admiração e amizade por Dinarte Mariz

Fernando Bezerra homenageia centenário de Dinarte Mariz

Senado relança livros para celebrar centenário de Dinarte Mariz

Diretor-geral do Senado faz palestra e autografa livro sobre Dinarte Mariz na Feira de Mossoró