Efraim Morais cobra urgência para reforma política



O senador Efraim Morais (PFL-PB), líder da oposição no Senado, afirmou, em discurso nesta sexta-feira, (16) que a reforma política é a mais importante de todas as reformas e por isso deveria ser votada antes mesmo das reformas tributária e previdenciária. Em sua opinião, o esforço de apreciação de outras reformas antes é uma inversão de prioridades.

- Não há dúvida de que as reformas tributária e previdência são fundamentais e urgentes. Mas a reforma que deveria precedê-las é a reforma política pois ela poderá corrigir distorções nos sistema partidário e representativo, assim como na legislação eleitoral, conferindo maior legitimidade e credibilidade à votação das demais reformas - afirmou.

Na avaliação de Efraim, a reforma política é capaz de -remodelar o universo que irá votar as demais mudanças-, além de atingir a raiz dos principais problemas da classe política. Ele referiu-se, especificamente, à infidelidade partidária, criticando as constantes trocas partidárias dos parlamentares e também ao deficiente processo de financiamento das campanhas eleitorais.

- Não pode haver espetáculo mais constrangedor que o entra-e-sai de políticos das legendas pelas quais se elegeram, na seqüência imediata das eleições. O eleitor sente-se traído - disse o senador, acrescentando que também a indisciplina partidária representa uma ameaça, não apenas para o partido, mas para a governabilidade e ainda para a democracia.

Ao afirmar a forte disposição de seu partido de aprovar a reforma política, Efraim criticou as recentes discordâncias na base governista e disse que essa situação poderá ameaçar as reformas.

Também o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), em aparte, criticou as atitudes do Partido dos Trabalhadores, especialmente no que diz respeito ao que ele qualificou como -cooptação- de novos aliados.

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) também manifestou sua posição favorável à reforma política, indicando o senador Marco Maciel (PFL-PE) para estudar a matéria, em função do conhecimento do ex-vice-presidente sobre o assunto.

Eurípedes Camargo (PT-DF) também manifestou apoio à reforma política, acrescentando que a matéria é de interesse do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e já está em andamento no Legislativo.

Governadora na Paraíba

O senador Efraim Morais aproveitou para comunicar que, pela primeira vez na história da Paraíba, uma mulher assume o governo estadual. Ele parabenizou a vice-governadora Laura Emília Lucena que tomou posse por motivo de viagem do titular.



16/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilvam Borges cobra urgência na aprovação da reforma política

Efraim Morais quer prioridade para reforma tributária

Efraim Morais analisa aspectos da reforma do Judiciário

Efraim Morais reafirma seu voto contrário à reforma previdenciária

Efraim Morais: Luiz Viana Filho foi um marco na política e na academia

Efraim Morais quer saber como começará a reforma previdenciária