Efraim Morais é eleito presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Canadá



O senador Efraim Morais (PFL-PB) foi eleito nesta terça-feira (8) presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Canadá. Com a presença do embaixador do Canadá no Brasil, Jean-Pierre Juneau, o senador Edison Lobão (PFL-MA), que presidiu a reunião, destacou a importância que o grupo poderá vir a desempenhar para estreitar e ampliar as relações diplomáticas, econômicas e culturais entre os dois países.

- Episódios como o ocorrido entre a Embraer e a Bombardier devem ser vistos como problemas do passado que não podem interferir no presente ou no futuro das relações bilaterais Brasil-Canadá - afirmou.

O senador referia-se à disputa que começou em 2001 quando a empresa Bombardier pediu que o governo do Canadá questionasse o apoio do Brasil a Embraer, por meio do Programa de Financiamento às Exportações (Proex) pelo mercado internacional de aeronaves.

Para o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) a vocação natural do grupo parlamentar será a de se tornar o mediador dos interesses entre os dois países. Através da sua atuação, disse o senador, Brasil e Canadá poderão dinamizar suas atividades comerciais além fronteiras, -sem precisarem enfrentar os tribunais internacionais-, disse ele.

O Grupo Parlamentar Brasil-Canadá foi instituído através de resolução do presidente do Senado, como serviço de cooperação interparlamentar, com a finalidade de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre seus Poderes Legislativos. Ele será integrado por membros do Congresso Nacional que a ele livremente aderirem.

O senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC), que foi eleito vice-presidente do grupo parlamentar, lembrou que o embaixador do Canadá esteve recentemente duas vezes na Amazônia, em Xapuri e em Parintins. Segundo ele, o interesse manifestado pela região poderá desdobrar-se através de acordos de cooperação entre o Brasil e o Canadá.

Como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) assegurou o apoio necessário para o funcionamento do Grupo Parlamentar Brasil-Canadá, que também contará com a assessoria da Secretaria Geral da Mesa.



08/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim Morais enaltece os ideais mantidos pelo Grupo Bandeirantes

José Nery é eleito presidente da Frente Parlamentar Mista pela Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil

Foscarini eleito presidente do Bloco Parlamentar do Mercosul

Efraim Morais denuncia crescimento da mortalidade infantil no Brasil

João Alberto Souza é eleito presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

Instalado o Grupo Parlamentar Brasil-Suíça