Efraim pede estudo sobre câmaras municipais



Em sessão de homenagem ao Dia Nacional do Vereador, o senador Efraim Morais (PFL-PB) afirmou nesta quinta-feira (13) que uma das maiores lacunas da historiografia do país é a falta de um estudo aprofundado sobre as câmaras municipais. Para o senador, a instituição, em 1984, do Dia do Vereador começou a reparar esse lapso.

- Assim temos uma excelente oportunidade para meditar a respeito do relevante papel desempenhado no passado e no presente pelas câmaras municipais - afirmou.

O senador lembrou que a primeira câmara legislativa do país foi instalada pelo donatário da capitania de São Vicente, Martim Afonso de Souza. Entre as competências dessas câmaras estavam as de organizar a limpeza das áreas públicas e a cobrança de taxas e impostos. Com o tempo, ainda no período colonial, as câmaras se tornaram importantes focos de resistência à metrópole, Portugal. Após a proclamação da república, as câmaras municipais foram o único órgão colonial que perdurou, contou Efraim.

O senador detalhou a história das câmaras municipais até a promulgação da Constituição Cidadã, em 5 de outubro de 1988, época em que, segundo Efraim, foi inaugurado um novo período na história do país. "Nos últimos quinze anos o Legislativo municipal tem vivido o melhores período de sua história", disse.

Em aparte, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou que o retrato do vereador traçado por Efraim é realista e que a "câmara de vereadores é o ensino fundamental de cidadania para o político". Também em aparte, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) saudou os vereadores do Brasil, especialmente os da Bahia. "Os vereadores baianos podem contar sempre conosco", disse ele.

O senador Delcidio Amaral (PT-MS) lembrou que os vereadores "efetivamente contribuem para construir cidades, estados e um Brasil melhor". O senador César Borges (PFL-BA) destacou que nas câmaras de vereadores nasceram carreiras políticas de brilho nacional. O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), também em aparte, homenageou os vereadores, lembrando que são eles que conhecem mais de perto os eleitores. A senadora Heloísa Helena (PT-AL) contou ter sido vereadora e que durante sua experiência na câmara municipal encontrou apoio em vereadores de diversos partidos.



13/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


PEC SOBRE GASTOS DE CÂMARAS MUNICIPAIS TEM ÚLTIMO DIA DE DISCUSSÕES

PLENÁRIO CONTINUA DISCUSSÃO SOBRE LIMITE DE GASTOS COM CÂMARAS MUNICIPAIS

GASTOS COM CÂMARAS MUNICIPAIS

Mais 680 câmaras municipais aderem ao Interlegis

Mais 680 câmaras municipais aderem ao Interlegis

Câmaras municipais do país têm entre nove e 55 integrantes