Efraim: PT precisa dar respostas a 17 perguntas sobre o caso Waldomiro



O líder do bloco da minoria, senador Efraim Morais (PFL-PB), sustentou da tribuna que o Partido dos Trabalhadores e o governo têm de dar respostas a pelo menos 17 perguntas sobre o caso Waldomiro Diniz. A primeira: Waldomiro Diniz operava o esquema de corrupção Loterj-bicheiros por conta própria ou com conhecimento de alguém da direção do PT?

- Se o PT não tem nada a ver com o esquema, por que Waldomiro foi parar na assessoria do ministro José Dirceu (Casa Civil) no Palácio do Planalto? - acrescentou.

Efraim disse que a lista de perguntas está na imprensa, mas o site de internet Primeira Leitura é o mais completo de todos, com 17 itens. O senador oposicionista apoiou o presidente do Supremo Tribunal Federal, Maurício Corrêa, que sugeriu na manhã desta quarta-feira (18), no Senado, o afastamento de José Dirceu até que o assunto seja esclarecido. Lembrou que o mesmo foi feito pelo ex-chefe da Casa Civil do governo Itamar Franco, Henrique Hargreaves. Assim que ficou comprovada sua inocência, Hargreaves reassumiu o cargo.

Efraim Morais leu algumas das outras perguntas ainda não respondidas no episódio.

- Diz a revista Época que Benedita da Silva manteve Waldomiro Diniz no comando da Loterj apesar de a nomeação ter sido feita por Anthony Garotinho. A que se deve a permanência de Waldomiro?

- Carlinhos Cachoeira teria doado R$ 100 mil para a campanha de Geraldo Magela (PT-DF) e R$ 150 mil para as campanhas de Benedita da Silva (PT) e Rosinha Matheus (PSB). As doações estão registradas na Justiça Eleitoral? Ou foram doações clandestinas?

- O bicheiro Carlinhos Cachoeira pediu a Waldomiro Diniz, então presidente da Loterias do Rio de Janeiro, que reescrevesse um edital de licitação. O edital foi reescrito?

- Como é que as câmeras de vídeo que vigiavam o aeroporto de Brasília foram preferencialmente organizadas para filmar um encontro de Waldomiro com Cachoeira?

- Por que Lula demitiu Waldomiro, mas poupou o ex-candidato ao governo do DF Geraldo Magela, que é funcionário do Banco do Brasil?



18/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim homenageia Folha de S. Paulo com leitura de textos sobre caso Waldomiro

Efraim considera caso Waldomiro mais grave que PC Farias

Respostas para as perguntas mais freqüentes sobre as eleições ao Senado

Heloísa cobra do governo e do PT CPI sobre o caso Waldomiro

CPI sobre campanhas não impede investigação do caso Waldomiro Diniz, segundo Antero e Almeida Lima

Efraim pede apoio ao governo para CPI do Waldomiro