Efraim pede apoio ao governo para CPI do Waldomiro
O líder da minoria, senador Efraim Morais (PFL-PB), fez um apelo às lideranças do governo e ao ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu para que apóiem a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) no Senado sobre o caso Waldomiro Diniz e "se dêem a chance de recuperar a confiança nacional no governo, na esperança, na ética e na transparência na vida pública".
- É este um apelo de quem torce pelo país, quer ver a governabilidade garantida e o presidente Lula em paz e em sintonia com seus compromissos eleitorais e históricos - acrescentou.
Para Efraim, pior que uma CPI ou a exploração política indevida que alguns fazem dela é a manutenção de um ambiente de suspeita e o culto à impunidade, que provocam o desgaste das instituições políticas junto à sociedade e aos investidores internos e externos. "País que cultiva a impunidade, despreza a segurança jurídica, e isso sim assusta, e com razão, investidores e cidadãos", frisou.
Efraim disse que o governo Luiz Inácio Lula da Silva está fazendo a "aposta inversa, joga todas as suas fichas" contra a CPI que investigaria as ações de Waldomiro Diniz.
- O que a nação suspeita é que Waldomiro Diniz agia como operador de uma engrenagem política subterrânea, respaldado por seu superior hierárquico. Mais que ninguém, o próprio presidente da República e seu ministro-chefe da Casa Civil deveriam estar interessados em ocupar as tribunas disponíveis para esclarecer todas as dúvidas, liquidar com todas as suspeitas - avaliou.
O senador Mão Santa (PMDB-PI) disse que aprendeu com o povo do Piauí que a voz do povo é a voz de Deus. Com base no resultado da pesquisa Datafolha, segunda a qual 80% dos entrevistados são favoráveis à criação de uma CPI para investigar as ações de Waldomiro Diniz, Mão Santa chegou à conclusão que "o povo e Deus querem a CPI".
03/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Efraim considera caso Waldomiro mais grave que PC Farias
Efraim: PT precisa dar respostas a 17 perguntas sobre o caso Waldomiro
Efraim homenageia Folha de S. Paulo com leitura de textos sobre caso Waldomiro
Efraim pede ajuda do governo federal para a Paraíba
Efraim pede ao governo federal recursos para hospitais na Paraíba
Efraim pede que governo não manipule crise eleitoralmente