Efraim quer saber como será nova Sudene
A falta de informações sobre como está sendo feita a recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), levou o senador Efraim Morais (PFL-PE) a anunciar, nesta segunda-feira (31), que apresentará requerimento na próxima reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), solicitando o comparecimento da funcionária e técnica da extinta Sudene, Tânia Bacelar, que representa o Ministério da Integração Social no grupo de trabalho interministerial encarregado de elaborar o novo modelo.
Com essa iniciativa, o senador pretende esclarecer -com um pouco mais de profundidade- o que será a nova Sudene.
- Queremos saber que Sudene está em gestação. Queremos discutir o novo modelo para que possamos contribuir e juntar esforços no sentido de esculpir um novo órgão que não seja amanhã extinto por não cumprir sua finalidade - afirmou.
Efraim questionou o governo sobre as dúvidas que não considera esclarecidas.
- Pretendem voltar os incentivos fiscais que locupletaram uma infinidade de empresários inescrupulosos do Sul e do próprio Nordeste, que se evadiram do pagamento de impostos e construíram fantasmas que rondam os distritos industriais do Nordeste? - perguntou.
A título de amostra, o senador lembrou que das 139 fábricas instaladas no Distrito Industrial de João Pessoa, 60 fecharam as portas e desempregaram milhares de trabalhadores. Efraim também disse não saber de onde sairão os recursos para a nova Sudene. Para ele, é preciso que todos saibam -o que vai na cabeça de quem é responsável pela recriação do órgão-.
O senador José Jorge (PFL-PE) disse estar igualmente preocupado com afirmação do governo de que a recriação da Sudene deverá ficar para depois da aprovação da reforma tributária.
- A reforma tributária vai ser uma das mais difíceis e se a recriação da Sudene ficar para depois, não sairá nunca - alertou.
O senador Mão Santa (PMDB-PI) sugeriu Brasília como o local ideal para sediar a Sudene. Para ele, a extinção do órgão -foi uma jogada de marketing eleitoreiro-. O senador Garibaldi Alves (PSDB-RN) lembrou que Tânia Bacelar foi responsável pela elaboração de planos de desenvolvimento sustentável para vários estados nordestinos, inclusive o Rio Grande do Norte.
- Ninguém melhor do ela para dizer o que a nova Sudene precisa conter - frisou.
31/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Efraim Morais quer saber como começará a reforma previdenciária
Azeredo quer saber como será feita a transição na reforma da Previdência
CRA quer saber como o agronegócio brasileiro está enfrentando a crise
SUPLICY QUER SABER COMO E POR QUE O BNDES VAI AJUDAR GRANDES EMPRESAS
Foscarini quer saber como o Estado construirá presídio em Portão
Alvaro Dias quer saber como o Comitê Olímpico usou dinheiro do governo