Alvaro Dias quer saber como o Comitê Olímpico usou dinheiro do governo
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentou requerimento à Mesa do Senado, a ser enviado ao ministro dos Esportes, Orlando Silva, em que ele solicita informações sobre todas as verbas repassadas ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nos últimos oito anos e como o dinheiro foi empregado. Pela Constituição, ministros são obrigados a responder a tais requerimentos, pois cabe ao Congresso fiscalizar atos do Executivo, inclusive a destinação de recursos.
Alvaro Dias decidiu pedir as informações levando em consideração reportagem do último domingo (9) do jornal Correio Braziliense, que chama a atenção pela forma "arbitrária e pouco transparente" pela qual são distribuídos os recursos obtidos pelo COB. De acordo com o jornal, as pequenas confederações esportivas nacionais "acabam preteridas de forma radical" na distribuição das verbas. O senador pondera que "os esportes mais abastados", como vôlei, natação, ginástica, atletismo, judô e vela, "são favorecidos, apesar de contarem com patrocínios privados".
- O COB deveria utilizar seus recursos para a democratização do esporte e não para a concentração em alguns grupos de interesse já beneficiados com recursos privados. Essa democratização exige que se passe a priorizar o atleta, e não esses grupos. A chamada meritocracia, metodologia criada pelo COB para premiar bons resultados, é um jogo de cartas marcadas - opinou Alvaro Dias, ao justificar seu requerimento.
11/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias quer saber se cartilha do PT foi impressa com dinheiro público
Delegado reclama da imprensa e Ideli quer saber como Araucária movimentou tanto dinheiro
CE vota destinação de dinheiro de loterias para o Comitê Olímpico Brasileiro
CÂMARA RECEBE PROJETO QUE DÁ MAIS DINHEIRO PARA COMITÊ OLÍMPICO
Alvaro Dias quer saber critérios para votação de MPs
Para Alvaro Dias, governo usou leilão do pré-sal para fazer superávit primário